Sobre o curso de Produção Audiovisual!

Hoje estou aqui pra falar um pouco sobre a minha primeira Graduação, que foi o curso de Produção Audiovisual, pela Universidade Paulista de Campinas, SP. Na época tinha meus 19 anos, e eu estava bem confusa quanto ao curso que eu iria escolher. Um ano antes eu tinha prestado Biologia Marinha, em Santos, mas eu era muito nova e me manter sozinha em uma cidade, sem ter ao menos um primeiro emprego era muito difícil. Optei então por escolher um assunto que eu gostava e focar naquilo. Sempre fui apaixonada por cinema e todo esse universo me encantava. Prestei vários vestibulares em faculdades publicas, mas infelizmente não consegui passar. Minha opção então foi fazer um tecnólogo, um curso de dois anos, na área Audiovisual.

abstract-desktop-ipad-wallpaper-retina-87-800x600-620x350

Sobre o curso

Por mais que seja um curso compacto, onde tudo o que se aprende é uma iniciação a milhares de informações, você consegue tirar muito conhecimento do que é mostrado nas matérias e nas aulas praticas. Basicamente, você aprende assuntos relacionados aos meios de comunicação, como Televisão, Rádio e Cinema. A Grade de matérias é espetacular. Você aprende História da arte, Fotografia Digital, Teorias e
técnicas de Comunicação, etc. As minhas matérias preferidas foram Oficina de Textos, Oficina de roteiro Audiovisual e Princípios e técnicas de Animação. Sempre gostei muito de escrever, essas matérias me ajudou a aprimorar isso, fazer um roteiro mais profissional. O meu jeito de
escrever mudou completamente depois do curso.

Os Projetos Integrados Multidisciplinares (O famoso PIM!) são trabalhos de final de semestre, onde você engloba todas as matérias e faz um trabalho junto com a apresentação do mesmo. Tivemos desde fazer um Livro-Objeto de História da arte, até no final do curso, onde tivemos
que montar uma Produtora Audiovisual. Em geral, o curso foi ótimo. Proporcionou-me maturidade para trabalhar em equipe, resolver problemas que eu achava que eram impossíveis, me deu uma sensibilidade e cuidados maiores ao escrever, me fez praticar e desenvolver a minha criatividade de um modo que eu não sabia que possuía. Nunca fui muito com a cara de exatas, ou ficar em um escritório numa mesa
cheio de papeis por todo canto, e se você também é assim, aposte em um curso mais dinâmico e prático, assim você nunca enjoa.

Hoje estou cursando Jornalismo na mesma faculdade, e digo com todas as letras que Produção Audiovisual me ajudou muito a ter um desempenho maior agora, mais responsabilidade, e um crescimento cultural gigantesco. Como já tinha cursado algo relacionado com comunicação, acabei sendo dispensada de algumas matérias de Jornalismo que são o mesmo conteúdo do que eu já tinha estudado.

Área de Trabalho:

Todo mundo me perguntava o que eu iria fazer depois que terminasse a faculdade, já que realmente é uma área que é difícil conseguir um emprego. Nos últimos quatro meses antes de terminar o curso, consegui um estágio nos estúdios de gravação da Anhanguera Educacional, em Valinhos. Foi uma experiência muito boa, aprendi coisas novas, um conhecimento a mais pra minha vida. Eu fazia produção de estúdio e cuidava da programação de gravações do dia a dia. Terminei o estágio com muita satisfação.

Campinas é uma cidade onde tem muitas redes televisivas, rádios e produtoras de audiovisual. Invista nisso! Se você optar por esse curso e obtiver a Graduação, corra atrás e distribua seu currículo por todo esse polo de comunicação. Alguns amigos, que inclusive fizeram faculdade
comigo, conseguiram empregos ótimos em redes televisivas e rádios em Campinas. Então faça acontecer!

Depois da Graduação, você precisa correr atrás da DRT, que é uma licença pra trabalhar na área audiovisual. Não se esqueça disso! Alguns lugares de interesse onde você poderá trabalhar: emissoras de Rádio e TV, edição de vídeos e fotos, produtoras audiovisual, Produção de estúdio, empresas de fotografia, etc. Abaixo vou colocar alguns trabalhos que fiz quando cursava Audiovisual.

Não é fácil, é um curso onde você tem que ter criatividade e dinamismo, mas com certeza é uma profissão maravilhosa, onde sempre terá novidades.

Stop Motion Feito no 2°Semestre

Curta-Metragem feito no 3°Semestre

Clipe Musical feito no 4°Semestre

Qualquer dúvida sobre o curso, deixe um comentário que respondo com todo carinho! 😀

Postado Por Kami Moraes

Leave a Reply

