Mundo Pet: Cuidando da alimentação!

Quem nunca se deparou com aquela carinha de pidão do seu bichinho enquanto estava comendo, que atire a primeira pedra. Todos eles sabem como convencer os donos a darem “só um pedacinho” daquilo que estão comendo, por que afinal, um pedacinho não vai fazer diferença, não é mesmo?

01

Só que não! =) o que muitas pessoas não sabem é que muito dos alimentos que nós achamos que não causam mal algum aos nossos bichinhos, são extremamente tóxicos e nocivos à saúde deles. Isso acontece porque o organismo deles é bem diferente do nosso, fazendo com que os alimentos se tornem um veneno para eles.

Na maioria das vezes, os bichinhos que mais sofrem com essa alimentação errada são os cães, até porque são eles os que mais pedem comida, que mais fazem aquela famooooosa carinha de dó, que viram o pescoço, e tantas outras poses que são capazes de derreter o coração de qualquer um.

Aqui vai uma lista com alguns alimentos que são altamente tóxicos e que farão você pensar 10 vezes antes de dar só um pedacinho para o seu bichinho! =)

1 ✗ Cebola e alho: apesar de serem comuns na nossa alimentação, jamais dê esses alimentos ao seu cão. Tanto a cebola quanto o alho contêm tiossulfato, que é uma substância que produz no animal diarreia, vômitos, problemas na respiração, falta de apetite e urina com sangue. Em alguns casos mais sérios, podem fazer com que o animal comece a sofrer de anemia hemolítica, o que acontece por causa da destruição dos glóbulos vermelhos. Se você pretende fazer uma ração caseira, lembre-se de nunca e em hipótese alguma temperar, principalmente com cebola e alho.

2 ✗ Chocolate: sim, o nosso tão amado chocolate! ❤ Independente se em bolachas, chocolate em barra, em pó, em forma de iogurte, bolo, sorvete, de qualquer jeito. A gente nunca acha que um pedacinho vai fazer mal, não é mesmo? Só que nããããão! O chocolate possui teobromina, que, ao se acumular em grandes quantidades no corpo do nosso cãozinho, torna-se tóxica. Se o cão consumir uma pequena porção “por acidente” pode causar unicamente um mal estar no estômago, mas em quantidades maiores pode causar espasmos musculares, convulsões (sim, convulsões!), taquicardia, hemorragias internas e inclusive problemas no coração. Triste, né? ): E #ficaadica: o chocolate preto é o mais tóxico de todos para os cães (!!).

3 ✗ Leite de vaca: todo mundo acredita que os filhotes se alimentam do leite da mãe e por isso podem tomar leite de vaca quando chegam em nossas casas, porque afinal, é assim que a gente funciona, né. É aí que mora o perigo! Os cães, durante seu desenvolvimento, passam a ter intolerância à lactose, por isso não é nada aconselhável dar nenhum tipo de alimento que contenha essa substância. Leite, queijo, iogurte, bolo, etc. Quando ingeridos, costumam causar vômitos, diarreia e mal estar estomacal. Mesmo não sem uma substância totalmente venenosa, a ingestão de alimentos que contém lactose não auxilia em nada em seu desenvolvimento e pode até atrapalhar. Leite para cães? Só os encontrados em pet-shops e lojas especializadas, jamais o de vaca, hein! =) #ficaadica

02

4 ✗ Tomate e Batata: são dois alimentos completamente inadequados para os cães. A batata contém fécula, que é uma substância muito difícil de ser processada pelos cães. O tomate é muito ácido para o estômago deles. Os dois são capazes de provocar mal estar, diarreia e vômitos, como a maioria dos alimentos que devem ser excluídos da alimentação deles. Batata frita com katchup? NUNCA! =)

5 ✗ Todo e qualquer tipo de nozes: sim, todos os alimentos que são da família das nozes, inclusive a macadâmia, são ALTAMENTE tóxicas para os cães por causa da quantidade de fósforo contida neles. Podem produzir sérios danos renais e vesiculares, vômitos, espasmos musculares, debilidade e, em casos bem mais graves, até paralisia. Sabe aquele bolo de nozes delicioso que você ama? Deixe bem longe do seu bichinho. =)

6 ✗ Uvas em geral e uvas passas: são muito, muito, muito perigosas para os animais. Apesar de nem todos os cães apresentam uma reação a esse alimento e é impossível determinar se o nosso cão é ou não intolerante, a melhor saída é não deixar que ele consuma este alimento! O animal pode ter desidratação, debilidade, espasmos musculares, dano renal, vômito, diarreia, e, em casos muuuuuito graves, pode até falecer! 😦 muito triste, não? Uvas nunca mais!

7 ✗ Abacate: apesar do abacate conter uma gordura boa para os seres humanos, o alto teor e outras substâncias que ele contém é super tóxico para os animais.

Outras dicas: assim como os alimentos acima, também não é adequado que os cães consumam alimentos que contenham farinha de trigo, frango cru (sim, nenhum tipo de carne crua), ou bebidas que contenham açúcar, cafeína ou sal.

O que funciona mesmo, e todo mundo sabe, é levar o seu bichinho com frequência ao veterinário para saber quais são as necessidades nutricionais dele. Além disso, é importante que um animal se alimente de uma ração adequada, que contenha os nutrientes e componentes que ele necessita.

03

Hoje, existem muitas formas de alimentar seu cãozinho de forma saudável, sem que a saúde dele corra qualquer risco. Se você optar por uma alimentação que utilize produtos naturais (ração caseira), consulte sempre o veterinário para saber quais alimentos vão ajudar no seu desenvolvimento e quais podem causar qualquer reação ruim. ❤

INSTAGRAM | FACEBOOK

Postado por Gabriella

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s