Ruivices #12: Dúvidas e Perguntas frequentes sobre cabelos ruivos!

Todos os dias recebo algumas perguntas sobre a cor do meu cabelo e reparei que as dúvidas são muito parecidas, então resolvi fazer um “resumão” aqui no blog para conseguir responder a todos conforme possível! Só lembrando que eu não sou cabeleireira, então tudo que eu falo aqui é baseado único e somente nas minhas experiências pessoais, então recomendo sempre que você converse também com um cabeleireiro colorista.

E me perdoem, mas eu não sei responder perguntas do tipo “meu cabelo tem a cor X, se eu passar a tinta Y vai ficar que cor?” porque eu realmente não sei 😦 mas vou tentar responder todas as outras dúvidas ok? Podem comentar também, caso tenham mais dúvidas e quem sabe posso fazer uma Parte 2! hahaha 🙂

1560459_10202539884243695_7815077566721635311_n

P: Como você conseguiu chegar nesse tom de ruivo?
R: É uma longa história, pois de primeira não consegui e tive que fazer alguns processos para chegar na cor. É preciso ter paciência e dedicação para chegar no tom desejado. Expliquei todo o passo a passo aqui nesse post.

P: É necessário descolorir o cabelo? Você descoloriu?
R: Isso depende muito. Eu não descolori, mas fiz decapagem porque meu cabelo estava manchado devido ao erro de um cabeleireiro. Então, para igualar, minha cabeleireira atual fez a decapagem somente no comprimento dos fios, onde havia a necessidade. E deu certo! Se o seu cabelo for muito escuro, ou estiver com outro tom de tinta, é recomendável fazer a descoloração. Porém converse com seu cabeleireiro antes.

P: Qual sua cor natural? Há quanto tempo você é ruiva?
R: Meu cabelo natural é um castanho acinzentado. E estou ruiva há quase dois anos.

20140410_125125_resized

P: Como você mantém a cor vibrante? x Você usa tonalizante?
R: Costumo tonalizar o cabelo mais ou menos em lavagens intercaladas, utilizando C. Kamura Conhaque diluído no creme branco. Expliquei como faço nesse post aqui

P: O ruivo desbota muito?
R: Infelizmente, desbota sim. Por isso escolha sempre tintas de qualidade, que irão segurar mais a cor. Algumas tintas desbotam tanto que durante o banho a água fica laranjinha quando enxaguamos o cabelo. Dei dicas para fazer a cor durar mais aqui nesse post.

P: Com qual frequência você retoca e quanto gasta  por mês com manutenção?
R: Retoco a raiz 1x por mês (antes era a cada 15 dias, mas começou a pe$ar rs). Vou passar o preço aproximado de tudo que uso somente para pintar/tonalizar/hidratar, ou seja, somente a manutenção da COR: 

Tintura na raiz mensal no salão (R$80,00) + Tonalizante C. Kamura, uso 1 tubo a cada 3 meses (R$20,00) + Máscara de Argan Biosham, uso 1 pote a cada 3 meses (R$42,00) + Blindagem Mensal (R$50) = aproximadamente R$452,00* trimestral

* Isso é o valor somente da manutenção da cor, sem contar outros produtos usados normalmente (shampoo, condicionador, óleo, silicone, máscaras diárias, creme de pentear, leave in, etc).

P: O ruivo estraga muito o cabelo?
R: Notei apenas que meu cabelo ficou muito seco. Porém não estraga o cabelo (o que estraga é o processo de descoloração, se você o fizer), desde que você cuide dele. É muito importante lembrar que, como qualquer cabelo com química, o ruivo exige muita manutenção para manter-se bonito e saudável (hidratação, reconstrução, nutrição, banho de brilho, etc). Afinal não adianta nada estar com uma cor linda, mas o cabelo todo detonado…

P: É muito difícil sair do ruivo? Se você saísse, para que cor iria?
R: Olha, pelo pouco que sei o ruivo é uma cor chatinha de tirar completamente dos fios. Não sei exatamente o processo para sair do ruivo, porque nunca tentei, mas imagino que você tenha que devolver pigmento ao cabelo para que pegue outra tinta por cima. E se eu fosse sair do ruivo, iria cortar o cabelo curtinho e fazer mechas californianas, como esse cabelo abaixo, que eu acho lindo demais ❤ 

f686ba4b93425cf5da872a7510a887f3

P: Qual tinta você mais gostou?
R: Adorei a cor que a Itely 8FA deixou meu cabelo. Um ruivo bem laranjinha! Além disso, ela demorou para desbotar, e quando desbota vai para uma cor bonita. Contei mais sobre ela nesse post. Na foto ali de cima (montagem de 2 fotos) estou com essa tinta.

P: Qual tinta que você menos gostou?
R: A Keune. Não sei se eu escolhi a cor errada (usei 9.43 + 0.44), mas achei que ela deixa uma cor muito dourada, saí do salão me sentindo loira hahah. Além disso, ela desbotou completamente na primeira lavagem, deixando a cor dourada. Contei mais sobre ela aqui nesse post.

P: Você pinta as sobrancelhas? Como?
R: Sim. Pintar as sobrancelhas vai de gosto – eu acho que fica feio cabelo claro com sobrancelha escura, então pinto. Quando vou pintar no salão, ela aplica a mesma tinta do cabelo na sobrancelha, e deixa agir por menos tempo (uns 20 min). Expliquei com mais detalhes nesse post aqui.

1662623_10202509714489470_3181694875837279796_n

P: Qual tinta está usando no momento?
R: Estou usando a Tec Italy, pois é a tinta que a minha cabeleireira trabalha em seu salão, então acaba compensando para mim. Contei mais sobre a mistura atual aqui nesse post. A foto acima é bem recente.

P: Qual sua rotina para cuidar do cabelo?
R: Eu lavo meu cabelo a cada dois ou três dias, pois ele é bem seco. Toda lavagem passo um creme de hidratação (vou alternando marcas) e deixo por alguns minutos. Após lavar, aplico protetor térmico antes de secar com secador, e depois de escovado, aplico silicone nas pontas. A cada 15 dias tonalizo com C. Kamura Conhaque para reviver a cor, sempre misturado ao creme de Argan da Biosham (contei mais sobre ele nesse post) que super hidrata e recupera as pontas.

Todos os dias antes de dormir aplico um pouquinho de Bepantol Líquido para hidratar, e costumo fazer Blindagem Biosham 1x por mês para selar os fios e tratá-los de dentro para fora. Post sobre a Blindagem aqui.

20140410_125042

Se tiverem mais dúvidas, basta deixar um comentário aqui ❤

Sigam nas redes sociais:
INSTAGRAM | FACEBOOK

Postado Por Luiza Mello

 

28 Comments Add yours

  1. Katherynne says:

    Parabéns!
    Vc e seu cabelo são lindos!!!
    Tb uso a mistura C Kamura + Bepantol + Creme Branco. Salva!
    Bjus.
    almaruiva.blogspot.com

    1. bolhadasello says:

      Obrigada ❤
      Salva mesmo! hahaha Beijinhos

  2. Gabriela says:

    Luiza, como você mantém a cor da sobrancelha? Você disse que pinta junto com os cabelos, ou seja, uma vez por mês. E depois? você faz o que quando começa a voltar pra cor original? Usa algum lápis ou sombra?

    1. bolhadasello says:

      Oi Gabi!
      Eu tenho muito pouquinho pelo na sobrancelha. Então eu SEMPRE uso sombra para corrigi-la, porque ela é muito pequenininha hahaha. Então quando começa a crescer, nem dá para notar, porque já passo a sombra normalmente. Só um pelinho ou outro que tiro com a pinça mesmo =)

      Se preferir, deixa uma tinta em casa (tipo 8.34 e ox 20) e faz uma misturinha pequena só para corrigir o tom quando começar a crescer. Rende muito hahah

      Beijinhoss

  3. Andressa Saunders says:

    Teu cabelo é muito perfeito, só isso mesmo ❤

  4. Ludmyla Guimarães says:

    Oi Luiza!

    Você é de longe um dos cabelos ruivos mais bonitos que já vi até hoje nos milhões de blogs que já li pra saber mais sobre como ficar ruiva. Meu cabelo era virgem (castanho médio a escuro) até 3 semanas atrás, e resolvi que queria ser ruiva, então procurei um bom salão em BH e pintei. Gostei, mas o tom ficou escuro com a raiz mais clara um pouco. Gostaria que tivesse todo como a raiz porque o comprimento ficou meio castanho claro acobreado. A assistente me contou que usou a tintura Alfaparf 7.4 com Ox 30vol.. Só que agora quero ele mais claro e não sei como fazer. Não sei se uso a mesma tinta com uma ox mais forte, ou se uso um tom mais claro do tipo 8.4. Será que você teria um opinião pra me dar?

    Obrigada e parabéns porque seu cabelo é maravilhoso.

    1. bolhadasello says:

      Oie Ludmyla! Tudo bom?
      Muito obrigada! ❤

      No início essas variações de cor são comuns mesmo, até a gente conseguir igualar e chegar no tom desejado! Tudo depende muito de como seu cabelo reage as tinturas. O meu, por exemplo, é difícil de abrir, então se eu quiser um tom muito claro tem que ser no mínimo uma tinta 9 (expliquei sobre as numerações no 1° post sobre Ruivices).

      No seu lugar, eu experimentaria primeiro usar uma cor tipo 8.4, antes de mudar a ox. Porque a OX 40 danifica um pouco mais os cabelos. Se funcionar, ótimo heheh. Se ainda quiser mais claro, aí sim experimenta com a ox 40 =)

      Depois me conta como ficou! Beijinhos e obrigada!

    2. Fernanda Caroline says:

      Oi Ludmyla, tudo bem?

      Eu estou querendo ficar ruiva agora, na verdade sempre tive vontade, mas faltava a coragem. Agora que li bastante sobre o assunto, estou com mais certeza ainda do que quero, mas estou tendo dificuldades para encontrar um salão de beleza especializado (ou que pelo menos tenha experiência com cabelos ruivos) em BH. Você saberia me indicar algum bom salão aqui?

      Muito obrigada,

      Abraços,

  5. Larissa says:

    Onde vende Itely online? Nunca encontro. Grata pela atenção

    1. bolhadasello says:

      Oi Larissa!
      Também não sei =(

  6. Júlia says:

    Luiza, seu cabelo é lindo e super bem tratado! Mas fiquei em duvida, que silicone é esse que você aplica após secar? Qual a marca? É facil de encontrar vendendo? Como aplica?
    Obrigada 🙂

    1. bolhadasello says:

      Oi Julia! =)
      Eu tenho vários tipos de óleos que passo depois de secar… Atualmente estou usando o “Samba” da Lola :3
      Mas também tem da L’Oreal, CHI, etc :3

      1. Anonymous says:

        Eu não entendi bem isso de silicone. pode me explicar? serve pra cerrar as cutículas? tenho um oléo de argan da yenzah, isso seria um silicone? me perdoe a minha flata de entendimento no assunto. haha
        Obrigada 🙂

      2. bolhadasello says:

        Então julia, o “silicone” é uma palavra que usei mais pra falar de óleos em geral, nem toooooodos contém silicone, mas muitos sim. =)
        O óleo serve para diversas coisas, selar as cutículas, repor “água” que o cabelo perde, hidratar, nutrir… Depende da composição!
        Beijinhos! ❤

      3. bolhadasello says:

        Uso ele sim!! É maravilhoso!
        Gosto de passar bastante antes de dormir (nas pontas) e o cabelo acorda lindo!

        Beijnhos

      4. Júlia says:

        Onde você compra esse silicone? desculpa perguntar ://

      5. bolhadasello says:

        Eu comprei na Beauty Fair :/
        Mas vai na fan page ou site da Lola Cosmetics que eles te indicam o local mais proximo ou ate podem te enviar. 🙂

  7. Aline says:

    Oi, Luiza! ☺️
    Você poderia, por favor, passar o contato do salão?
    Website, alguma coisa.
    Obrigada!

    1. bolhadasello says:

      Oi Aline! Segue a fan page da Leyvis, tem o endereço e os telefones dela: https://www.facebook.com/LeyvisCabelos?fref=ts

  8. Giulia says:

    Olá , tudo bom ? Gostaria de saber se você sabe o tom de ruivo ( para tinta ) da Flavia Charallo ? Obrigada e amei o blog ❤

    1. bolhadasello says:

      Oie! Não sei quem é 😦
      Obrigada ❤

    2. Anonymous says:

      O cabelo da Flavia é natural! Como o da Marina Ruy Barbosa! Nenhuma tinta chega naquela cor. A mais próxima é a 7.4 da majirel, e ainda sim não fica daquela cor em uma aplicação.

  9. Raquel Freire says:

    Oi.. Sou loira e tenho um desejo enorme de ficar riuva jah ha um tempo.. Entao comprei duas caixas da cor 6.66 Louro Escuro Vermelho Intenso da Keraton Demi Color e uma caixa da cor Mogno Cobre da Keraton banho de brilho..
    Meu medo eh ficar muito vermelho, pq essa n eh a intençao.. Mas gostaria de saber se misturar as duas cores qual a cor aproximada q fica..sendo o meu cabelo um louro pastel..

    1. bolhadasello says:

      Tem alguns posts específicos sobre isso, como cheguei e como chegar no tom, Ruivices #1 e #2! =)
      Beijinhos! ❤

  10. Mariana says:

    Ei! Vc já testou o tonalizante da Keraton? Ele é bem mais fácil de encontrar que o C Kamura, mas estou na duvida se compro ou não, e qual seria a cor mais indicada pra ficar igual o tom que vc usa. Bjos!

    1. bolhadasello says:

      Nunca testei, pois unca encontrei ele pra vender! haha
      Aqui na minha cidade (Campinas) tem a loja específica do C. Kamura, então é bem fácil de encontrar! :3

Leave a Reply

