Entre Aspas: Cara Limpa!

Make-up-Girl-1600x1200

O despertador não tocou. Ou fui eu que não ouvi. Na correria para não chegar atrasada (mais uma vez), decidi que não havia tempo para uma rotina básica de toda manhã: passar maquiagem. Um dia sem a magia dos cosméticos não poderia ser tão ruim assim. Peguei minha bolsa e sai de casa de cara limpa. 

Meu reflexo bateu no vidro do trem antes da porta se abrir. A imagem parecia um pouco fora do lugar: normalmente essa cara não via o mundo, apenas as quatro paredes do meu quarto. Ao chegar ao trabalho (um pouco atrasada mesmo assim), meu chefe me olhou e logo perguntou se havia algo de errado, se estava tudo bem. Claro que está, por quê? Nada não. Entre os colegas de trabalho, a zuera já era mais escancarada. Quem morreu? Tá com essa cara por quê? 

Quando a gente corta o cabelo, poucos reparam. Faz a unha e escolhe aquele esmalte preferido, ninguém percebe. Compra uma roupa nova, se veste diferente, é difícil notarem. O esforço passa despercebido, mas a cara limpa não. E a culpa é toda minha. 

Raras vezes abraço o que tenho de natural. Posso contar nos dedos as vezes que deixei a maquiagem de lado simplesmente por achar que estava bonita o suficiente sem ela. Sair sem passar pelo menos um lápis? Nunca. Base, pó, blush, rimel, lápis, sombra e batom compõe a minha segunda pele. Por isso o espanto geral. 

Está todo mundo acostumado. Não adianta esperar aplausos para o feijão com arroz depois de servir caviar dia após dia. E não é apenas com o seu rosto maquiado, ajeitando as imperfeições naturais, que eles estão habituados. É também com o da Ana, da Maria, da Marcela, da Cleo, da Roberta, da Jurema, da Bruna. Só a Sofia que não, mas ela naturalista (de verdade), então não conta.

É uma epidemia geral de rostos  mais brancos, bochechas mais rosadas, cílios mais compridos, pálpebras mais coloridas e lábios mais avermelhados. É culpa da mídia, do photoshop, da televisão, da publicidade. É culpa dos meninos que querem a garota perfeita, das amigas que tão sempre lindas e você tem que acompanhar, da sua mãe que deu o primeiro gloss. Não, nada disso. A culpa é minha. Eu uso e abuso, assumo, sou uma viciada.

No dia seguinte, quando acordei no horário, quando tive tempo de me maquiar, quando cheguei na hora no trabalho, meu chefe me olhou e disse bom dia. Bom dia, senhor. Você está bonita hoje. Obrigada.

 Postado por Stefanie Zorub

4 Comments Add yours

  1. veerinha says:

    Que texto incrível! É bem assim mesmo, aqui no trabalho me perguntam se eu to doente, mas já estão se acostumando, pq pelo menos uma vez por semana eu deixo tudo de lado e venho de cara limpa!
    beijos
    http://ratherbeinthechaos.wordpress.com/

  2. Camila Gomes says:

    Isso acontece comigo tbm, mas não tanto com maquiagem, porque normalmente só faço olhos. Lápis e rímel ou só rímel. Às vezes, rola um batom vermelho, mas só. Tem dias que eu faço um coque e estou sem tempo ou mesmo indisposta pra pensar em um look bacana pra sair de casa. É só isso acontecer que lá veem as perguntas “você está bem?”, quando elas começam aí sim eu me sinto mal, hahaha. Em algumas pessoas dá pra notar uma preocupação genuína, mas em outras… dá pra enxegar um sorrisinho debochado. Tem gente que precisa colocar os outros pra baixo pra se sentir por cima, chato isso, né?

  3. Bom, esse é um assunto delicado porque muitas mulheres nao se sentem bem consigo mesmas. Eu confesso qie demorei pra me aceitar como eu sou, me escondia atras da maquiagem e nunca saia sem ela. Hoje eu aprendi a me aceitar e saio tranquilamente, aprendi a olhar no espelho e gostar do que vê, aprendi a usar a maquiagem a meu favor, nao para modificar aquilo que eu sou. Todas somos lindas com ou sem maquiagem..
    Amei seu blog, sinta-se a vontade para me visitar também http://www.lilyessence.wordpress.com
    Um beijo

  4. danielacristinamaral says:

    Oi linda, primeiro adoreii o texto. Que jeito lindo de escrever, segundo também já passei por isso, todos estranham quando não uso maquilhagem, perguntam se estou doente e tudo mais kkk.
    Um beijo linda.

    blogdadanielaamaral.wordpress.com (Linda, convido-te a ires visitar o meu blog e o novo post que fiz hoje. Um beijo e obrigada! ❤ )

Leave a Reply

