Sobre o curso de Design de Interiores!

Vamos começar uma nova série de posts aqui no blog, contando sobre diversos cursos/profissões por pessoas que estudam ou já estudaram. Como a escolha de uma profissão é uma dúvida frequente para muita gente, acho que assim poderemos ajudar vocês que estão nesse dilema! Deixe nos comentários o curso que gostaria de ver por aqui. =)

Bom, quem acompanha o blog há um tempo sabe que eu fiz 2 anos de Moda e agora estou no último semestre de Design de Interiores. São duas áreas que eu amo muito. Mas hoje vamos falar sobre o curso de Design de Interiores, o qual muita gente ainda tem muita dúvida sobre o que se trata. Acontece que Design de Interiores não é (só) Decoração. Vamos lá:

imagem16A função de um Designer de Interiores é – segundo a Associação Internacional de Design de Interiores – aprimorar a função e a qualidade dos espaços interiores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, aumentar a produtividade, proteger a saúde, a segurança e o bem-estar público

Para ter bons resultados, um designer de interiores precisa ser eficiente e disciplinado, possuir aptidões comerciais (ser flexível, criativo e ter senso crítico).

Designer de Interiores x Decorador:

O Designer de Interiores projeta os espaços de acordo com as necessidades e desejos de seu cliente, bem como as exigências de segurança e normas técnicas. Ele formula conceitos de design com funcionalidade e estética; desenvolve projetos executivos com especificações de elementos construtivos, materiais, acabamentos, layout, mobiliário, paisagismo, instalações, paginação de piso, gesso, equipamentos, iluminação, etc. Também organiza e administra orçamentos e contratos e acompanha a obra até sua finalização. 

O Decorador de Interiores é mais focado para a disposição dos móveis, paleta de cores, estilo, texturas e acabamentos. Um decorador não se responsabiliza pela supervisão e execução das obras, mas sim terá um outro profissional (Designer ou Arquiteto) para auxiliá-lo pelo planejamento de maiores proporções.

O decorador faz um projeto voltado para as questões decorativas, o designer de interiores projeta todo interior do local baseado em diversos fatores. Nem todo Decorador é um Designer, mas todo Designer pode ser um Decorador =)

Sobre o curso de Design de Interiores:

Bom, agora vou falar por experiência própria como estudante, ok? Eu faço o curso de Graduação Tecnólogo em Design de Interiores. É aprovado pelo MEC e é um curso superior com duração de 2 anos. Fiz essa opção pois, por ser um curso superior, é mais completo e também poderei fazer especializações e pós-graduações após me formar.

Também existe a opção de fazer um curso Técnico, onde muitos também são aprovados pelo MEC e são muito bons, porém você não terá a opção de fazer pós-graduação depois, pois não são considerados cursos superiores. E também tem o curso de graduação bacharelado, com duração de 04 anos, que seria o curso mais completo.

Frequentemente me perguntam sobre “como é o curso”. Bom, eu posso adiantar que é um curso no qual o aluno precisa ter muita disciplina e disposição para ficar noites acordado fazendo projetos hahaha. Brincadeiras à parte, é realmente um curso bem puxado, onde a maior parte é prática. Desenvolvemos projetos comerciais e residenciais (desde a planta baixa, layout, iluminação, gesso, vistas, cortes, fachadas… Até os detalhamentos de móveis, materiais, cores, acabamentos e etc). Também temos aulas de História da Arte e História do Mobiliário, disciplinas muito importantes para compreender os estilos – é essencial um designer saber sobre Arte.  Além de outras disciplinas como Projeto do Objeto (onde desenvolvemos um móvel ou objeto) e outras como Materiais Construtivos, Desenho Técnico, Arte Visual, etc.

Ah! Também fazemos maquetes físicas. É a melhor parte (na minha opinião) para quem gosta de trabalhos manuais. Dá um trabalhão, mas é uma delícia realizar os projetos em “miniatura”. Vejam só algumas das maquetes que fiz:

10151349_10201732454858465_464696175_n 10312662_10202022480188917_3613554504448992062_n

Área de Trabalho:

Ao contrário do que muitos pensam, a área de trabalho de um Designer de Interiores é bastante ampla e tem muita oportunidade de trabalho – já pararam para perceber quantos apartamentos e casas são construídos e reformados por mês? Quantos comércios são reformados, redecorados ou construídos? Tudo isso envolve o trabalho de um profissional! =)

Um Designer de Interiores pode trabalhar com: projetos de interiores comerciais ou residenciais, visual merchandising, decoração em geral (eventos ou interiores), produtos (projetos de mobiliário e itens decorativos), cenografia, paisagismo, iluminação, mobiliário planejado, assessoria de decoração, entre outros. Viu só quanta coisa? 

Dica de Leitura:

Você que se interessou pela área e gostaria de saber mais a respeito, eu recomendo MUITO o livro “Design de Interiores – Guia útil par estudantes e profissionais”, da autora Jenny Gibbs e editora GG. O utilizei para citar muitas coisas desse post e ele é realmente um guia completo da profissão. Explica tudinho, todas as etapas de trabalho de um designer. Recomendo muito! Vejam só:

_MG_5248.jpg _MG_5261 _MG_5263

Comentem o que acharam, e o que tiverem de dúvidas =)

Postado Por Luiza Mello

 

 

14 Comments Add yours

  1. Alice Tesch says:

    Adorei o post falando mais sobre o curso de design de interiores! Eu estou fazendo faculdade de Arquitetura e Urbanismo e esse é um assunto que me interessa bastante, até porque os designers e arquitetos trabalham bastante juntos! E nossa, fiquei admirada com suas maquetes físicas! Como você tem paciência! haha Eu tenho que fazer maquetes físicas dos meus projetos também e dá um trabalho enorme sem precisar de fazer o detalhamento dos interiores! Fico imaginando você tendo que fazer móvel por móvel! Parabéns pela dedicação nas maquetes, ficaram muito lindas!
    Te acompanho no instagram já faz um bom tempo e já tinha visto algumas fotos suas de trabalhos da faculdade que você costuma postar lá e adorava! Tanto como suas makes lindas!
    Eu tenho um blog (que ainda é bem pequeno) e falo sobre Arquitetura num projeto de blogagem coletiva chamado “Arquiternura” onde 6 estudantes de arquitetura falam um pouco sobre suas experiências e assuntos diversos ligados a nossa faculdade/carreira! Vou deixar o link aqui embaixo caso você se interesse em dar uma olhadinha!
    http://diariosdearquiteta.blogspot.com.br/
    Beijos e parabéns pelo post! Com certeza ajudará bastante gente com dúvidas em relação a que curso fazer! 🙂

    1. bolhadasello says:

      Oi Alice! Nossa, muito obrigada ❤ fico feliz que tenha gostado hehehe. As maquetes realmente dão um trabalhão, mas o resultado compensa! *-* quanto ao seu blog, com certeza irei acessar, a área de arquitetura também me interessa muuito e ainda estou num dilema se faço ou não hahha 😛 beijão!

  2. Tai says:

    Lu, adorei o post que você fez!! eu sempre adorei muito o ramo dessa profissão e tbm de moda, mas acabei optando por fazer algo que não tem muito a ver, na faculdade, que seria administração. Enfim, vc acha que compensa fazer esses cursos ( design de interiores e moda) após graduada, ou até mesmo com a faculdade, de um jeito que eu possa conciliar com a adm? Falo em questão de tempo, e até mesmo em comprometimento com a profissão, ou seja, conseguir realizar tudo muito bem feito e não deixar nada pela metade,haha

    1. bolhadasello says:

      Oie! Ai que bom que gostou :3
      Sempre compensa fazer algo que você gosta!! O bom de adm é que é um curso que complementa qualquer outro, especialmente se quiser ter seu negócio/escritório 🙂 beijoss

  3. Juliana Braz says:

    Oi Lu,
    Adorei o post.
    Sou estudante de propaganda e marketing, mas antes tentei comunicação social e direito mas não terminei, coisas da vida ahahaha
    Sempre acompanho seu blog e seu instagram.. vejo seus projetos (que aliás são lindos, parabéns) e isso fez com que meu interesse pelo curso/área crescesse ainda mais ❤️
    Tenho uma agência (home office) de publicidade e arquitetura. Esaa segunda parte aí fica por conta do meu namorado, ainda não formado, mas também tem virado noites fazendo projetos no sketchup kkkk.
    Caso tenha interesse em dar uma olhada na agência (a página tá com pouca coisa, falta de tempo, mas ainda hoje devo postar algum projeto dele rs) https://www.facebook.com/uffadesign
    Mas enfim.. Amei o post e já estou procurando algum lugar na minha cidade pra fazer o curso, e hoje mesmo já vou dar uma passadinha na saraiva.
    Sucesso na carreira, e parabéns pelo post, adorei ❤️

    1. bolhadasello says:

      Oi Juliana! Poxa, que legal! Fico muito feliz que tenha gostado e tambem que despertei seu interesse pela area. Voce vai adorar ♥ vou visitar a pagina de sua agencia sim, pode deixar *-*

      Beijos!

  4. Carol says:

    Muuuuito legal! Seria bacana ver um pouco sobre o curso de nutrição também! 😀

    1. bolhadasello says:

      Oi Carol! Que bom que gostou! 🙂
      vou procurar alguem que faz nutrição pra escrever essa serie 🙂 beijis

  5. Juliana says:

    Ola, onde eu encontro o curso de tecnólogo em design de interiores aqui pela região de Campinas?
    E se possível, em qual escola vc fez o curso?
    Obrigada desde já.

    1. bolhadasello says:

      Oi Juliana! Na UNIP-Swift. É onde eu curso. Recomendo muito! 😉

  6. Bruna Fontes says:

    Nossa amei o post, muito útil pra quem ta em dúvida e tal, eu curso técnico de design de interiores e estou amando também, devo dizer também que amei o blog, me identifiquei muito, pelo fato de ser ruiva também, os posts, tudo *-* ja adicionei nos favoritos! haha

    1. bolhadasello says:

      Oi Bruna! Fico feliz em ter ajudado! ❤
      Beijinhos e volte sempre heheh

  7. amanda says:

    Oii, estou vendo esse post agora pois estava procurando sobre a área, gostei muito estou pensando em fazer, no início eu queria fazer arquitetura mas como não tinha certeza procurei sobre design de interiores e acabei gostando mais ainda, eu queria saber na sua opinião eu iria fazer um curso técnico pra conhecer melhor ou até ter um estádio, emprego e depois fazer a faculdade de arquitetura mas vi que também tem o que você fez de 2 anos que já é mais completo, será que consigo um bom emprego? Na sua opinião o curso técnico vale a pena também? Se puder me mandar um e-mail com a resposta e também com algum insta ou algo que tenha seu trabalho agradeço! 😘

Leave a Reply

