Mundo Pet: Bichinhos x Copa do Mundo!

Oi gente! 🙂 Meu nome é Gabriella Simionatto, tenho 21 anos e sou a nova colaboradora na parte de pets (YEY!). Faço faculdade de direito, estou no quarto ano, mas tenho certeza que não é essa minha vocação. Sou apaixonada por animais, sou voluntária em uma ONG que resgata bichinhos da rua, providenciamos os devidos cuidados e depois doamos para famílias dispostas a dar muito amor! Acho que ficou mais que óbvio o que eu vou fazer quando terminar a faculdade, né? ❤

imagem 1

Não é de hoje que todo mundo que tem – ou já visitou alguma amiga(o) que tenha – bichinhos em casa já percebeu que a relação deles com qualquer barulho muito alto é bem complicada. Em época de Copa do Mundo então, nem se fala. É muito comum vê-los desesperados com os fogos ou agoniados com a gritaria e barulho na hora da torcida.

Isso acontece porque a audição deles é 4x maior e mais potente que a nossa. Os animais dependem muito desse sentido para se guiarem (tanto quanto dependem do olfato) e por isso ficam tão atordoados quando escutam coisas realmente muito altas, além de não compreenderem de onde surgiram esses barulhos e de onde eles vem.

A maioria dos bichinhos não pode nem sonhar em ouvir barulhos relacionados a fogos (bombas e rojões em geral) que começam a tremer, latem, ficam agitados, assustados… É um sofrimento, né? Imaginem se fossemos nós no lugar deles, escutando barulhos absurdamente altos e sem poder compreender o que são eles? Pensando em amenizar o sofrimento dos nossos pequenos, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a superar esse barulho todo, ainda mais em se tratando de festas juninas + Copa do Mundo (difícil mantê-los longe do barulho, né?).

imagem 2

1) NÃO TIRAR OS BICHINHOS DE CASA. A melhor coisa para um bichinho que tenha medo de barulhos altos é deixa-lo em um ambiente em que eles se sintam seguros, e nada melhor para isso do que o ambiente em que eles estão acostumados. Muita gente acha que leva-los pode amenizar o estresse por estarem junto com o dono, mas muitas vezes isso só aumenta o sofrimento, já que eles ficam assustados em um ambiente desconhecido e a segurança diminui, ou seja, eles se sentem ameaçados.

imagem 3

2) COLOCAR ALGODÃO NA ORELHA. A ideia do algodão é criar uma barreira entre o sistema auditivo dos bichinhos e o barulho que vem de fora. O algodão deve ser colocado com muito cuidado, pois se for colocado muito afundo na orelha do bichinho, pode causar problemas mais sérios. Certifique-se de que está somente fazendo um “tampão”, uma barreira, na orelha dele (isso pode ser feito tanto com os cães como com os gatos).

imagem 6

3) COLOCAR UMA MÚSICA CALMA E TRANQUILA. Sim, pode parecer besteira, mas a música clássica tem efeitos muito positivos quando o assunto é deixar bichinhos mais calmos. É difícil imaginar a situação copa do mundo x música clássica, mas inúmeras pesquisas já comprovaram que a música clássica tem efeitos muito positivos sobre os animais. A música deve ser colocada em um volume um pouco mais alto do que o normal, assim ela poderá se sobressair em relação aos barulhos externos e que são capazes de deixar nossos bichinhos tão estressados.

imagem 4

4) NUNCA DEIXE SEU BICHINHO PRESO OU AMARRADO. Muita gente acredita que deixar seu bichinho preso ou amarrado vai evitar que ele se machuque. É aí que mora o perigo! Em situações de medo e estresse, os animais tendem a ter comportamentos de fuga, ou seja, de querer escapar de onde está o barulho. Se você deixa preso, ele não vai conseguir “fugir” de onde ele está, o que fará com ele sinta ainda mais nervosismo. Além disso, os bichinhos podem se enroscar na corrente ou se machucarem tentando cavar uma parede. Isso é tão sério que muitos bichinhos morrem enforcados por terem tentado “fugir” de onde estavam amarrados.

imagem 5

Os cuidados com os bichinhos devem ser sempre avaliados em relação à reação individual de cada um. O fato é que, nessa época do ano, os riscos a que são expostos são muito maiores e muitos animais acabam morrendo por enforcamento em correntes, problemas cardíacos, etc. Por isso, é importante se conscientizar que fogos podem até ser bonitos, mas que para um ser que não entende o que são e somente escutam o barulho (e 4x mais alto que nós), é assustador.

Como não podemos fazer com que todos parem de soltar fogos ou que seja proibida, temos que tentar amenizar o sofrimento daqueles que só são capazes de nos dar amor incondicional! Cuidem bem do seu bichinho! (:

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, sugestão ou comentário, por favor, fiquem a vontade! ❤

Postado por Gabriella

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s