Abra a mente para o novo!

Vamos falar sobre criatividade. Para aqueles que gostam de escrever como eu, e tem alguns bloqueios as vezes também como eu, vou dar algumas dicas de como se livrar um pouco desses empecilhos que torna tudo mais difícil, principalmente quando você precisa escrever algum trabalho com data para entrega, ou está empacado com algum projeto que você tenta pôr no papel, mas no fim não consegue pensar em nada.

1

Lugares ao ar livre

Geralmente quando eu tenho esses bloqueios chatérrimos, eu demoro quase uma semana para escrever um simples texto que preciso. E o que me ajuda muito é escrever fora de quatro paredes. Vá em um lugar que você goste ao ar livre, pode ser até o seu quintal. Você respira melhor, olha o céu, ouve sons diferentes. Isso te ajuda a ficar mais calmo, relaxado e tirar tudo o que atrapalha da cabeça.

Pesquise

Sempre que eu posso pesquiso alguns textos, histórias, e até letras de músicas para ajudar com o que eu quero escrever. Às vezes você consegue tirar uma boa história de uma notícia que vê em algum site. Ser curioso ajuda muito. Ouvir a história de vida de algum idoso, ouvir suas amigas ou seus pais contando algo, é sempre uma boa maneira de pensar sobre o que escrever ou desenvolver.

Filmes e mais Filmes

O meu entretenimento favorito! Você pode adquirir muito conhecimento, e com certeza boas histórias. Pesquise filmes que tenha um bom roteiro, bons personagens e assim você consegue ter uma ideia de quão grande uma história pode ser, ideias diferentes. Você pode tirar muita coisa boa de filmes!

Tenha um bloquinho!

As ideias boas geralmente vem de momentos mais anormais, tipo quando você deita pra dormir e começa a pensar, ou quando você está no ônibus ouvindo uma música. Por favor, leve um bloquinho de papel e uma caneta para você anotar tudinho! Essa é uma técnica infalível, ajuda a pôr no papel tudo o que você está formulando na sua cabecinha, e é um ótimo exercício para a criatividade fluir.

Faça um “Brainstorm”

Brainstorm significa colocar todas as suas ideias mais mirabolantes no papel, por mais doida que seja mesmo. Essa é uma técnica usada por publicitários, roteiristas, etc. Por experiência própria, façam isso, o resultado é bem legal. Dica valiosa para acabar com os bloqueios.

Ouça músicas

Dê preferência para as músicas mais calmas, é difícil escrever com um eletrônico tocando alto no computador – eu não pensaria duas vezes em sair dançando, rs. Pense de acordo com o que você está querendo desenvolver, se preferir uma história mais romântica, selecione músicas do mesmo tipo. Letras de músicas ajudam muito já que muitas vezes também são histórias contadas em canções, fazem com que sua mente viaje por aquilo que você deseja criar.

E por fim…

Seja destemido. Vá atrás de coisas que gosta, dos seus sonhos. Converse com pessoas diferentes, conheça cada detalhe de alguma coisa que te chama atenção, pesquise, seja curioso. O bom de ter o dom de escrever é que você consegue montar um mundo só seu, com vários conhecimentos que você adquiriu, dando vida a personagens que pode as vezes ter sido inspirado em alguém engraçado que você conheceu por ai. Ter esse dom possibilita a você ter um lugar só seu, e também a dar asas à imaginação de muita gente.

Sites que uso para dar um gás na criatividade:

Nômades Digitais | Hypeness | Weheartit 

Postado Por Kami Moraes

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s