Sobre a explosão do Fast Fashion e achadinhos na Renner!

Parei para pensar na reação das pessoas com a chegada da Forever 21 no Brasil. Aquele desespero, meninas enfrentando filas de horas e mais horas… Pra comprar em uma loja que, na boa, irá ficar lá por anos. Não precisa de desespero, a loja não vai fugir.

Parei para pensar então na super valorização que damos ao que vem de fora, simplesmente porque vem de fora – e acabamos esquecendo que “fast fashion” é roupa produzida em massa, que obviamente tem qualidade muito inferior e matéria prima de baixo custo. Fast Fashion é isso aqui ou ali. E olha que digo isso sendo consumista ao extremo, e adoro novidades com preços bacanas. Mas não podemos esquecer que são peças descartáveis, de modinha, que vai passar em meses ou algumas semanas. Por outro lado, também tenho uma confecção própria, artesanal, onde cada uma de minhas peças são produzidas no Brasil, à mão, com total perfeccionismo. E eu sei o preço disso tudo. Cada pedra que eu bordo à mão, cada tecido que eu escolho de fornecedores brasileiros, o design exclusivo, tudo isso agrega valor. E fico muito triste por esse trabalho artesanal, com todo o carinho e cuidado não ser tão valorizado quanto a mão de obra praticamente escrava, peças produzidas em massa, com pouca ou nenhuma qualidade. Mas esse é assunto para outro post.

clueless_wardrobe

É claro que na Forever 21 terá peças baratas. Super baratas. Mas terá aquelas de preços médios, ou até altos pela qualidade. Esses preços competitivos são bons por um lado, pois creio (talvez ingenuamente) que as outras lojas de departamento que vieram para o Brasil como se fossem de luxo, sejam obrigadas a adaptar seus preços também. Assim como as “nossas” lojas de departamento, que estão mudando e adaptando-se melhor às “tendências”, trazendo às araras peças tão bonitas quanto. 

Toda essa introdução para chegar ao ponto principal do post: estava perambulando pelo shopping com meu irmão, e vi que a Renner está recheada de peças muito bonitas. A coleção de inverno trouxe muita estampa étnica, couro, xadrez, jeans com lavagens especiais… Uma coleção bem rocker e descolada. Ou seja, nossas lojas estão aí, com peças bonitas e sim: preço acessível. Vamos valorizar também?

Fotografei algumas peças com o celular mesmo, para vocês verem que não estou mentindo. Aquele casaco P&B étnico é lindo de viver.

001 002 003 004

E que a gente possa refletir mais sobre nosso consumo, e sobre o tipo de produto que valorizamos. Não deixe de comentar sua opinião!

Um beijo,
_ Ass

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s