Dicas de compra em sites internacionais! #1

Acho que todos amam fazem compras online, né? Com um click encontramos vários produtos incríveis e baratinhos. E não tem nada melhor do que o carteiro chegar com nossas encomendas – é tipo o Papai Noel da vida adulta hahahaha!

Já fiz alguns posts com dicas de compra internacional (veja todos aqui), indicando sites como AliExpress e Ebay. Então surgem várias perguntas sobre como comprar nesses sites internacionais, afinal sempre bate aquela dúvida se é confiável e tudo mais. Não sou uma expert no assunto, mas fiz uma listinha com várias dicas, respondendo às perguntas mais frequentes. Os sites que mais compro são o Ebay e o Aliexpress, então irei responder tudo com base neles.

0 pacote

É CONFIÁVEL?

Depende. Esses sites contém produtos de vários vendedores (seller), ou seja, várias “lojas” diferentes anunciando seus produtos em um mesmo site. Alguns são confiáveis e outros não. Como saber disso? No cantinho direito da tela você encontra o nome do vendedor e a porcentagem de seus feedbacks. Os “Top Rated Seller”  são os mais confiáveis. Prefira aqueles que tem maior porcentagem de feedbacks positivos, e também leia os comentários dos produtos, onde as pessoas que já compraram escrevem o que acharam do produto e do vendedor.

0 top seller

COMO É FEITO O PAGAMENTO?

O pagamento é feito através de cartão de crédito internacional. Ou seja, um cartão que opera em outras moedas. Qualquer banco oferece esse tipo de cartão, basta conversar com seu gerente. Inclusive alguns bancos oferecem opções especiais para estudantes! Caso você não tenha, pode utilizar o cartão dos seus pais ou de algum amigo. 

No dia do vencimento de sua fatura, o valor gasto em dólar, será convertido para real. Ou seja, se no dia do vencimento do seu cartão o dólar estiver mais caro, você infelizmente pagará mais caro. Não tem jeito. Mas o contrário também acontece, pode ser que acabe pagando mais barato! De qualquer forma, não é nenhuma diferença absurda. Também são cobradas as taxas do cartão, onde cada banco cobrará uma porcentagem diferente, então é recomendável verificar tudo isso com seu banco antes, para não ter susto no dia que chegar a fatura.

UPDATE: Comentaram no facebook que agora o AliExpress aceita também Boleto Bancário como forma de pagamento. Ótima notícia para quem não costuma usar cartão, ou simplesmente não tem o cartão internacional!

COMO FUNCIONA O FRETE?

A maioria dos vendedores oferecem frete grátis (Free Shipping to Brazil), o que compensa muito.  Já em outros casos, você terá que arcar com o custo do frete, que varia de produto para produto. A dica é não escolher o frete mais rápido (normalmente também o mais caro), pois as chances do produto ser taxado são maiores.

É muito importante que o frete seja com rastreio (tracking number), assim você pode acompanhar o envio do seu produto pelo site dos correios, garantindo um pouquinho mais de segurança.

0 frete

O QUE SÃO AS “TAXAS”?

Como seu produto estará vindo de fora do país, corre-se o risco de você ter que pagar uma Taxa de Importação. Nunca aconteceu comigo, e compro todos os meses, mas nunca se sabe. A Taxa de Importação corresponde a cobrança de um imposto no valor de 60% sob o valor total do seu produto. Dica de amiga: nas compras de até $50 (cinquenta dólares) a chance do produto ser taxado são menores. Por isso evite fazer compras maiores de $50 em um mesmo mês – mas não é regra.

Caso sua encomenda seja taxada, você terá que retirá-la na própria agência dos Correios e pagar em dinheiro a taxa (não aceitam cartão). Caso não retire em até 20 dias, sua encomenda é enviada de volta ao vendedor.

QUAL O PRAZO DE ENTREGA?

Eis outra questão muito variável. O prazo estipulado pelos vendedores é de 15 a 50 dias após o envio. Se você é extremamente ansiosa, compras internacionais podem não ser uma boa opção. Mas eu também sou ansiosa e aprendi a me controlar (um pouco hehe). Os produtos podem demorar de 15 dias (muito raro) a até 4 meses para chegarem. Já comprei produtos que chegaram em 1 mês, e produtos que demoraram quase 5 meses pra chegar. E a culpa do atraso não é do vendedor (no caso dele ter postado o pacote na data correta), mas sim porque ele pode ficar parado na alfândega por vários dias. Tenha paciência: bom mesmo é comprar e “esquecer” que comprou.

OS PRODUTOS SÃO ORIGINAIS?

A gente não tem como garantir nada, né? A dica é começar olhando pelo preço: se for extraordinariamente mais barato do que o produto original, então desconfie. No Ebay, grande parte dos produtos são originais. Já no AliExpress não, pois é um site Chinês (você encontra várias “réplicas” da Naked2 por $12. Tá na cara que não é original, né fia?). Porém existem vários produtos sem marca específica, ou de marcas chinesas/japonesas/coreanas que são ótimas!

O QUE VOCÊ COSTUMA COMPRAR?

Eu já comprei bolsa, maquiagem, pincéis de maquiagem, capinha de celular, camisetas e acessórios. Roupas eu só compro t-shirts mesmo, não tenho coragem de comprar outras peças pois as numerações são diferentes, então não recomendo muito, assim como sapatos. Já bolsas, cases e acessórios fui muito feliz comprando. As duas únicas coisas que deram problema foram: uma camiseta que demorou muito para chegar e uma capinha de celular que chegou errada (pedi uma coruja, e chegou uma zebra haha!). Mas nada sério.

Então, recomendo comprar itens que provavelmente não terão erro e que não correm o risco de estragar nesse meio-tempo de envio. SUPER recomendo esse vendedor, que enviou uma bolsa super rápido para mim (chegou em um mês ou até um pouco menos). Além da bolsa ter uma qualidade incrível. É da marca “maomao bag”, procure por elas no AliExpress. São ótimas.

20130816_141632

Espero ter ajudado!  Se tiver mais alguma dúvida, comente!

Um beijo,
_ Ass

Me siga no Instagram

Advertisements

6 Comments Add yours

  1. amanda albuquerque says:

    Também sempre compro pelo aliexpress e nunca tive problema, só que pedi uma boolsa pink e chegou vermelho!!! hahahaha…tirando isso é otimo 😉

    1. bolhadasello says:

      Chato isso né 😦 tipo a minha capinha que pedi coruja e veio zebra! aiai
      mas é a vida! hahahahahahah

      Beijão! 😀

  2. Any says:

    Será que rola comprar celular pelo ebay? Estou com medo de comprar e não chegar…

    1. bolhadasello says:

      Eletrônicos eu nunca comprei rs.
      O mais arriscado é “sumir” pelos Correios, né? Nada confiável esse serviço brasileiro, infelizmente.
      Só se pedir com valor declarado e seguro..
      Beijo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s