Ruivices #2: Como cheguei no tom atual!

No primeiro post, expliquei as numerações de tintas e algumas que já usei e recomendo. Se você não leu, clique aqui e leia antes 😉

Agora vou explicar um pouquinho de como foi o processo até chegar no ruivo que estou hoje – que por sinal ainda não estou 100% satisfeita… Afinal o ruivo da vizinha é sempre mais ruivo que o nosso e nunca estamos satisfeitas, né? hahahahah

Resumindo o histórico dos meus cabelos: já tive os fios loiros platinados (uns 5 anos atrás) e isso começou a agredir muito pelo simples fato de que eu era louca e pintava todo sábado o cabelo inteiro com nada mais nada menos que blondor/tinta. Então voltei pro castanho-claro (minha cor natural) e permaneci assim até toda a tinta sair e meu cabelo voltar totalmente ao natural.

Foi quando eu decidi ser ruiva. A primeira aplicação foi no dia 12 de Julho de 2012 (mais de 1 ano atrás). Fui ao salão sem muita pesquisa  me instruíram a não descolorir, afinal meu cabelo era natural/virgem. Infelizmente não lembro a marca da tinta que foi usada, e a numeração foi a 8.4 acho. O resultado foi um castanho acobreado bem de leve. Foi um começo, mas não era o que queria. Na raiz ficou bem bonito, mas o comprimento não pegou a cor certa. Antes e Depois abaixo: 

primeira

Fui fazendo a raiz e estava melhorando. Até que teve um dia que meu cabelo simplesmente ficou vermelho. VER-ME-LHO. Tipo fogo, sabe? Não sei o que houve pra acontecer isso, mas então os cabeleireiros do salão fizeram uma lavagem ultra-mega-super anti resíduos que deu uma amenizadinha. Ficou laranja na raiz e o comprimento ficou aquela cor de ruivo desbotado e as pontas loiras (a única foto que tenho desse período é essa abaixo, acho que dá pra perceber que a raiz tá super laranja). Todo mundo que me via perguntava: você é ruiva ou loira? Ai que ódio que ficava! hahahaha. Meu cabelo caiu bastante após aquela lavagem no salão e ficou hiper ressecado. 

Nesse stress todo, resolvi ter paciência e ficar alguns meses somente hidratando. Foram +- três meses sem passar tinta nenhuma e de muita conversa, pesquisa e hidratação. A cor foi desbotando e aquela raíz horrível de uns 4 cm aparecendo…

cabelo1

Então era hora de me arriscar de novo! Resolvi fazer decapagem e passar a tinta 8.34 (Majirel) + OX 30 volumes para abrir mais ainda o tom. Fui até a cabeleireira Leyvis (contato no final do post) e expliquei tudo que queria pra ela, que fez todo o processo, sugerindo que eu fizesse a decapagem somente no comprimento do cabelo pra não danificar muito e ficar tudo igualado.

Então deu certo! 😀 o  tom ficou bem clarinho do jeito que eu queria, um misto de dourado/cobre.  Agora já se passaram alguns meses fazendo somente raiz (a tinta não desbota muito, então faço somente a raiz 1x por mês). No meu cabelo, a decapagem não ressecou tanto (um pouco sempre é normal) e em algumas hidratações ele já ficou normal.

O tom atual é esse abaixo (vejam que a cor muda conforme a luz ambiente):

60

Dicas & FAQ:

Minha dica é: Tenha paciência. Muito raramente seu cabelo irá pegar a “cor dos sonhos” de primeira. 

Se o seu cabelo está muito ressecado e/ou manchado, faça o que eu fiz: espere uns três meses somente hidratando e cuidando dos fios para depois aplicar a tinta de novo. É chato ficar com a raiz horrível, é… Mas melhor do que ficar manchando e ressecando o cabelo, certo? Chega uma hora que os fios não aguentam mais tantos “testes” e começa a cair. Não adianta de nada chegar na cor desejada com o cabelo duro de tão ressecado.

É preciso decolorir? Não necessariamente. A descoloração deve vir somente em último caso. Porém se o seu cabelo está com tinta, manchado, é difícil de abrir o tom ou é escuro natural, será necessário sim.  É preciso entender que tinta não clareia o cabelo. O que clareia é a OX de 30 ou 40 volumes (recomendo a de 30) ou uma descoloração rápida antes de aplicar a tinta. Eu, por exemplo, não descolori, mas fiz decapagem (que é basicamente o mesmo processo, porém achei que agride beeeem menos os fios).

33f4a9083ad97e33f6b437bd7376bbcb

Qual a diferença entre Descoloração e Decapagem?

A Decapagem serve como uma super limpeza, retirando todo os pigmentos artificiais dos fios. É uma lavagem onde usa-se água oxigenada + pó descolorante abrindo as escamas do cabelo e retirando os pigmentos lá depositados. Se você já tem tinta no cabelo, e quer clarear o tom, é recomendável que faça-se uma decapagem, afinal, tinta não clareia outra tinta e ainda corre o risco de manchar.

Na Descoloração é usado oxidante + acelerador para retirar os pigmentos naturais dos cabelos nunca tingidos. Se você tem o cabelo escuro porém sem tingimentos ou química, é recomendável que faça a descoloração para abrir o tom e fazer com que a tinta pegue melhor nos fios sem manchar.

  • Ambos os processos deixarão os fios fragilizados. Alguns mais, outros menos – cada cabelo é um cabelo. Não submeta seu cabelo a esses processos se ele é extremamente frágil e quebradiço, nem faça isso em casa. Procure um bom e experiente profissional. Uma dica é fazer a decapagem somente no comprimento dos fios, como eu fiz.

Você pinta as sobrancelhas? Sim. Como disse no post anterior, acho uó cabelo claro com sobrancelha escura. Eu pinto com a mesma tinta que passo no cabelo, toda vez que vou retocar a raiz. Deixo por menos tempo, uns 15 minutinhos. Se preferir, você pode usar um tom de loiro médio.

“Tenho o cabelo na cor X, quero chegar na cor Y, como eu faço? A pinta Z pegará no meu cabelo? O que eu faço pro meu cabelo ficar da cor do seu?”

Essas perguntas eu infelizmente não posso responder, meninas. Não sou colorista, nem cabeleireira. Eu não sei como é o seu cabelo e o que fazer pra chegar no tom que você quer. O que posso fazer é dar dicas de acordo com as experiências que eu já tive com o MEU cabelo, dando as informações à vocês, que poderão ou não tentar em casa. Recomendo conversar com um bom profissional para maiores dúvidas.

Ah, e o tom de ruivo muda conforme a luminosidade do local. E muda muito! Ainda quero deixar um pouquinho mais cobre por causa dessa mudança de tom. Vejam a diferença:

Luz

Mas o melhor de tudo é ouvir todo mundo perguntar se meu cabelo é natural ♥-♥ ainda assim, pretendo deixar mais acobreado (vulgo laranjinha) e vou mostrando o processo e testes de novas tintas por aqui.

OBS. Todos os meses pretendo fazer um novo post desse com as respostas das perguntas que vocês forem comentando! E só quero também deixar claro que eu não sou profissional e tudo que disse aqui  é baseado apenas a minha experiência. Recomendo que você encontre um bom profissional em sua cidade  e conversar direitinho com ele, afinal, cada caso é um caso e cada cabelo é um cabelo! Se quiserem qualquer informação sobre como eu fiz para chegar no tom, marcas de tintas, recomendações, etc. ficarei feliz em lhe responder. Comentem! 🙂

01

Recomendo: Leyvis Cabelos – F: (19) 3044-4729.
Ela é a responsável pela cor atual dos meus fios e atende somente sob agendamento na casa dela, aqui em Campinas. Agende um horário dizendo que a conheceu através de mim.

Um beijo,
_ Ass

 

Me sigam no Instagram para acompanhar as novidades.
@luizapmello

Advertisements

37 Comments Add yours

  1. Anonymous says:

    muito lindo seu cabelo, nossa a gente passa por cada coisa nessas “sagas cabelísticas” né? kkk, você poderia fazer um post sobre as sobrancelhas, queria pintar as minhas mas tenho medo ainda, bjooo!

    1. bolhadasello says:

      Passamos, aiai… hahahaha
      Muito obrigada!

      Farei um post sobre sobrancelhas sim, ótima ideia.
      Um beijo!

  2. HAHAHAHA, acredita que a gente ficou ruiva no mesmo dia? Também pintei o meu dia 12 de julho =) Enfim, eu comecei o meu já com a tinta + OX 30 volumes, só que ao invés do 8.34 eu passava o 7.4, até que da última vez quis deixar ainda mais “natural” e passei o 8.4 com o OX 40 volumes. Ficou tão bom que não parava de olhar pro espelho.
    Teu cabelo é lindo e ainda mais que tu é braquinha combina demais e não parece que é pintado (sempre ouço isso no salão quando vou pintar hahahaahah). E sim, é ótimo quando perguntaram “É natural, né?” HAHAHAHAHAHAHAHA.

    1. bolhadasello says:

      Oi Lana! =)
      Olha só que coincidência hahahah.
      É muito bom quando perguntam! No salão também sempre me perguntam… Chega alguma cliente que fala “nossa que cor linda, é natural?” hahahahaha.
      Muito obrigada linda.

      Beijos!

  3. Anonymous says:

    Eu queria uma opinião. Sobre o caso das sobrancelhas… Meu cabelo natural é escuro (loiro escuro) porém, a cor atual é loiro de luzes/mechas e minha sobrancelha é bem preta e a questão é, clarear ou não as benditas ? Sempre tive essa duvida, mas nunca me arrisquei … o que acha ?

    1. bolhadasello says:

      Como o cabelo é claro, acho uma boa pintar sim – se é algo que te incomoda. Eu, no caso, não consigo ficar com as sobrancelhas escuras e cabelo claro =)
      Use um loiro médio.

      beijo!

  4. Larissa says:

    A M O seu tom !
    me tira uma duvida… o meu cabelo é virgem, só q tem umas mechas nas pontinhas só
    se eu passar a tinta q vc passar 834 e OX de 30 volumes vai pegar a cor?
    beijo *-*

  5. Barbara says:

    Eu já fui ruiva, mas pra chegar na cor eu lutei muito haha, e o laranjinha maravilhoso ficava bom só nas duas primeiras semanas, sabe? Eu usava Itely, e de tanto dar trabalho eu desisti do ruivo. Meu cabelo tá voltando à cor natural, que é castanho não muito escuro. Vendo suas fotos eu morro de vontade de ser ruiva novamente, mas dá uma canseira só de pensar ):

  6. Renata says:

    Luiza, seu tom é minha inspiração ! UHSAUSHA ‘ Bom, eu tenho uma dúvida .. qual é a marca da sua oxigenada ? Você já usou ox volume 20 e ficou muito escuro ? Meu maior medo é ficar escuro e puxar pro vermelho..

    1. bolhadasello says:

      hhahah obrigada Renata!
      Nunca usei a 20, e a 20 não clareia quase nada… não que vá escurecer, mas não vai clarear nadinha praticamente. No meu pelo menos, que é difícil de clarear.

      A marca da OX não sei, pois uso a do salão. Normalmente usava a da alphaparf mesmo!

      Sobre os tons, eu expliquei certinho aqui: http://migre.me/gbU1F
      Não puxa pro vermelho se você escolher a tinta certa =) só puxa pro vermelho se tiver pigmentação vermelha, não cobre, ou não usar a ox certa

      Beijoo

  7. ipuckett says:

    Luiza,quando vc fez a decapagem seu cabelo ficou loiro ou ficou meio parecido com o natural?Tu acha que a decapagem ajudou a cor pegar no seu cabelo melhor do q se fosse natural?Quando tu pintou pela primeira vez com a majirel ficou clarinho?Seu cabelo e lindo,quero q fique igual, meu cabelo natural e igual ao seu

    1. bolhadasello says:

      Oie!
      A decapagem tira todos os resíduos e tals, mas não alterou a cor em nada.. Ficou o tom que estava mesmo rs (pelo menos o meu)
      Só que na hora de aplicar a tinta, o tom abre muito mais, ou seja, fica muito mais clarinho. De primeira ficou um acobreado bemmmmmmmm douradinho.
      E sim, essa foi a vez que pintei com a majirel.. então ficou bem clarinho. e em todas as outras vezes tb =)

  8. Heloisa says:

    Que ótimo achar esse blog campineiro! Na verdade vou dar mais uma chance para minha cabeleireira (sou de Indaiatuba). Ocorreu comigo o mesmo: estava super feliz com o 7,4 da Majirel, todo mundo dizendo que era super natural e super combinava comigo, tingi duas vezes e tudo estava lindo. Até que na terceira vez veio VER-ME-LHÃO! Não sei como isso aconteceu!!! Minha cabeleireira falou de fazer essa limpeza de fibras também, mas respirei fundo e decidi esperar um mês para então mudar para o 8,34 (evitando assim químicas e tals). Isso será semana que vem, então se tudo ficar lindo novamente veio contar para vocês. Se não com certeza irei procurar sua cabeleireira.
    Bjs
    PS: Você é linda e essa cor ficou muito natural 😉

    1. bolhadasello says:

      Oi Heloisa! 😀
      Poxa, é muito chato quando erram na cor. Dá um desespero né? hahaha. e depois o cabelo fica ressecado, enfim… Mas tomara que dê certo agora 😉 e vem contar pra gente sim, vou esperar hein. hahah ❤ beijo e obrigada!!

      1. Heloisa says:

        Oi Luiza. Fui fazer a coloração nesta semana. Não ficou divino como o seu loiro acobreado, mas pelo menos tá mais pro cobre do que pro vermelho desta vez. E olha que deu trabalho hein! Ela usou uma tinta na raiz e outra no comprimento e minha raiz ficou amarela! Aí passou outra tinta na raiz e depois mais tonalizante. Até gastei uma grana com aquele shampoo e condicionador da Loreal, o Vitamino Color, pois estou com medo de na primeira lavada já sair tudo… Ai que trabalho que dá!!!!!

      2. bolhadasello says:

        Oi Heloisa, tudo bom?
        Ah que legal que você tentouu (e obrigada!!) hahaha.
        Eu nunca fiz testes assim de passar uma cor na raíz e outra no comprimento, porque meu cabelo é muito estranho e dá muita diferença aheuahuehae, ele escurece muito fácil, por qualquer coisa (por isso uso OX 40).

        O que a minha cabeleireira faz é o seguinte… Ela passa a tinta na raiz, deixa o tempo normal, e na hora de lavar, ela borrifa água no comprimento e aplica a mesma tinta no comprimento “puxando” pro cabelo todo. Daí deixa mais uns 20 minutos antes de lavar.. Tem funcionado!

  9. Tati says:

    Ameei seu site, e seu cabelo! Eu sou loira, (não natural) e estou querendo mudar um pouco pro ruivo.. mas tenho medo de não combinar =/ Será que rola passar um tonalizante?

    1. bolhadasello says:

      O tonalizante pega mais em cabelos descoloridos, ou muito claros… mas assim, dura pouquinho e tal, só algumas lavagens… aí não sei como funciona, se fica manchado, ou sai completamente hahaha. Mas tenta ir aos pouquinhos =)

      beijao

    2. o meu cabelo tbm ja é bem loiro tbm, sera que tenho que escurecer ele um pouco ? passar uma tinta na tonalidade ruiva ? nossa estão com tanta duvida, eu sou otima para acertar nos tons de loiro porque ja sou acostumada e pinto a muitos anos mas nunca pintei de ruivo..
      O que me sugere ?

  10. Erica says:

    Amei, também quero chegar nesse tom 🙂

    Onde você encontra essa tinta Majirel pra vender???

    1. bolhadasello says:

      Eu comprava na lojasrede mas depois não encontrei mais. Hoje não uso mais ela, então não sei onde tem =(

  11. Sthefany says:

    O melhor post que já vi sobre coloração, seu ruivo ficou perfeito, se te encontrasse em algum lugar pensaria que é natural haha estou morrendo de vontade de pintar, quero passar a majirel 8.34, meu cabelo é virgem, um louro médio, mais claro que o seu quando pintou pela primeira vez. Será que se eu não descolorir consigo um resultado legal?
    Aguardo resposta
    Abraços

    1. bolhadasello says:

      Obrigada!! ❤
      Pinta sim! Conversa com um especialista em coloração que ele vai te dizer melhor como a base do seu cabelo irá reagir com cada cor! Beijinhos ❤

  12. Anonymous says:

    Tingi meu cabelo no salão, e ficou igualzinho ao seu, sendo que pegou bem menos na raiz. Meu cabelo era todo virgem, e a cabeleireira começou passando na raiz e depois misturou o restante no tanque. Acontece que ao final, quando ela viu o horror que estava, cismou que eu tinha coloração. Depois, perguntei a outra cabeleireira, e adivinha??? Também disse eu tinha coloração. Por isso agora eu vou pintar sozinha, e descolorir, como eu fiz ta primeira vez que ruivei. Eu tenho muito cabelo e meus fios são grossos. A cor natural acho que é um castanho 5. Eu já estava até duvidando de mim mesma, pensando que cometi uma loucura sem lembrar, até ver sua experiencia aqui. Obrigadaaaa!!! Moral: Não acredite em tudo que o profissional faz ou diz a você. rs

    1. bolhadasello says:

      Oie!! =)
      Poxa que pena haha, da primeira vez que pintei no salão foi uma caca também! Mas depois “achei” a Leyvis e só pinto com ela, não faço nada sozinha, ela conseguiu chegar no tom exato, sempre acerta hahaha! Boa sorte na nova saga e obrigada!! ❤ beijinhos

  13. Joice says:

    Olá.
    Qual tinta você usou na última foto? Pareceu ser um tom diferente das outras fotos.
    Bj.

    1. bolhadasello says:

      É a tinta que comento no post mesmo. O tom de ruivo muda conforme a luminosidade do local! =)

  14. Lohanna says:

    Olá Luiza, admiro muito sua coragem em vim aqui escrever sobre madeixas ruivas,afinal é um tremendo desafio! Há algum tempo venho tentando ter aquele ruivo natural (meio laranjinha), a situação está muito difícil. Até porque a minha história com coloração é quase igual a sua, porém, meu cabelo natural é um loiro escuro – o que dificulta bastante o processo de clareamento. Não tenho coragem de descolorir, pelo fato de enfraquecer e quebrar demais. Mas queria muito saber como eu faço pra clarear o comprimento do cabelo? Já que só a raiz pega a cor! Uso normalmente uma mistura de Acaju Acobreado + Chocolate Acobreado (marca: koleston). Se puder me ajudar.. Até em indicações de cor de tintas dessa marca… Agradeço, bjs

  15. Bianca Priscilla says:

    Luiza, bom dia.
    Sei que esse post é bem antigo. Mas gostaria muito de uma ajuda.
    Eu fui no salão pra fazer meu ruivo e como estava virgem apenas na parte de cima ele disse que iria clarear apenas o comprimento( não sei se dekapou ou descoloriu) porém ficou mega manchado, em cima ta mais escuro, e agora? Como uniformizar isso ????

    1. bolhadasello says:

      Oi Bianca!
      Quando o meu ficou manchado, em primeiro lugar deixei a raiz crescer por mais ou menos uns 3 meses e fiquei hidratando MUITO pra dar uma recuperada. Depois fiz a decapagem nele inteiro e a tinta pegou. =)

  16. Cinthia says:

    Luiza, vim parar no seu blog em busca do ruivo perfeito! Devo te dizer que sou super chata e exigente no tom que quero pro meu cabelo e o seu tá perfeito!! Eu amei! Você ainda está mantendo nesse tom? O meu está um loiro bem claro, mechas que faço em casa mesmo, mas não uso tinta, deixo o tom que ele abre naturalmente, e estou pensando seriamente em arriscar essa 8.34 da Majirel depois do seu post, só to em dúvida da Ox de 30 já que meu cabelo tá bem claro, acho que a de 20 seria suficiente! Enfim, minha dúvida é: desbota?? Você mantém a cor com tonalizante durante o mês ou espera o retoque mensal? Beijos!

    1. bolhadasello says:

      Oie! Obrigada, fico feliz que gostou! =)
      Desbota sim, desbota bastante! Eu retoco todo mês, e tonalizo mais ou menos a cada 15 dias para manter a cor.
      Beijinhos!

  17. Arrasou! Estou louca pra pintar este tom no meu cabelooo! Obrigada pelo post, Beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s