Ruivices #1: Em busca do ruivo perfeito!

Todos os dias recebo comentários ou alguém me chama no chat do facebook com perguntas sobre a cor do meu cabelo, afinal o “ruivo natural” é uma cor (teoricamente) difícil de ser alcançada e muitas têm dúvidas por onde começar. Então achei mais fácil criar uma série de posts mostrando como foi o processo até chegar no ruivo que estou hoje, e responder algumas perguntas frequentes.

OBS. Nesse primeiro post vou somente explicar sobre as numerações das tintas e as que eu já usei/recomendo para não ficar extenso. Comentem com suas dúvidas e responderei no próximo, onde mostrarei como foi todo o processo.

_MG_2596

Entendendo as numerações das tintas:

Quando vamos comprar tinta de cabelo, é bom prestar atenção ao seu número, e não na cor da foto da caixinha. O primeiro número representa a altura da cor. Esses números normalmente vão de 1 a 10, e quanto maior o número, mais clara é a cor. Exemplo: 10 é um loiro claríssimo e 3 é um castanho escuro.

Altura da Cor

  • 1 = Preto Profundo
  • 2 = Preto Natural
  • 3 = Castanho Escuro
  • 4 =  Castanho Médio
  • 5 =  Castanho Claro
  • 6 = Loiro Escuro
  • 7 = Loiro Médio
  • 8 = Loiro Claro
  • 9 = Loiro Muito Claro
  • 10 = Loiro Claríssimo

Algumas marcas vão até a númeração 12 (que são loiros extremamente claros). Quando tinha os fios platinados, utilizava a númeração 11.1 ou 12.1.

Os números seguintes (indicados normalmente após um ponto) representam os reflexos da cor, e vão de 0 a 7. Cada um representa um reflexo, sendo eles:

Nuances Cor

  • .0 = Natural
  • .1 = Acizentado
  • .2 = Violeta/Azulado
  • .3 = Dourado
  • .4 = Acobreado
  • .5 = Acaju
  • .6 = Vermelho
  • .7 = Marrom

34a0b80f46ca916283519a0e505a98ac

Então, qual numeração usar para alcançar o “Ruivo Natural”?

Em primeiro lugar, busque conhecer seu cabelo e fazer o teste da mecha. O meu, por exemplo, é difícil de clarear (mesmo sendo natural loiro escuro) então tenho que usar a tinta + OX 30 volumes, que clareia e abre um pouco mais o tom. Importante também destacar que o RUIVO NATURAL é diferente de vermelho e diferente de laranja, visto que esses não são tons naturais. 

Na minha opinião, a melhor numeração para alcançar o ruivo natural é o 8.4 ou 8.34. Que significam:

  • 8.34 = Loiro Claro (8) Dourado (.3) Acobreado (.4)
  • 8.4 = Loiro Claro (8) Acobreado(.4)

Por enquanto no meu cabelo a 8.34 funciona melhor pois deixa o ruivo mais clarinho. Uso Majirel. Eu prefiro. Só o reflexo Dourado (da 8.4) escurece muito nos meus fios. Nunca testei, mas já li que as tintas 9.4 e 7.4 funcionam bem. O indispensável é conter o reflexo “.4”, que significa acobreado. Afinal, os cabelos ruivos naturais nada mais são do que loiros acobreados. Quanto maior for o primeiro número, mais claro o tom será.

tinta1

Quais marcas de tinta usar?

Esqueça as tintas de farmácia!  Em sua maioria, deixarão seu cabelo vermelho (pelo menos em todos os casos que já vi). Se não é isso que você quer, busque tintas profissionais e peça para um profissional aplicar, normalmente uso 2 tubinhos para fazer minha raiz (tenho muito cabelo hehe). Já usei diversas marcas e também já ouvi falar muito bem de outras. Recomendarei aqui aquelas que já testei:

  1. Majirel: É a que eu uso atualmente e a que tem o melhor custo-benefício. Tem a numeração 8.34 e custa R$25 um tubinho. Achei que é a que ficou com um tom mais natural e praticamente não desbota, além de não ressecar nadinha!
  2. Keune: É uma marca holandesa e de longe a marca mais recomendada! A cor é maravilhosa, não desbota e hidrata! Porém é difícil de encontrar para vender sozinha (só encontrará no Mercado Livre) e é usada pelos melhores salões. O ponto negativo é realmente o valor cobrado, afinal é uma tintura top de linha. Recomenda-se o uso dela a cada dois meses, por exemplo para quem não quer/não pode gastar horrores. 
  3. Alphaparf: A 8.34 da Alphaparf Evolution of the Color era a melhor do universo. Preço bom, fácil de encontrar, hidratante, cor duradoura… Mas infelizmente a marca retirou essa numeração da linha. Ou seja, impossível. Mas eles ainda tem a 8.4.
Algumas dicas & FAQ:
  • Não me canso de repetir: converse com um profissional confiável sobre seu cabelo. Cor de cabelo não é receita de bolo – não é porque deu certo para mim, que dará para você… Não se arrisque a fazer químicas em casa.
  • Não economize. As tintas de farmácia podem até ser mais baratinhas, mas cuidado com o tipo de economia que vai fazer. Pode custar caro depois pra tirar o estrago dos fios.
  • O meu cabelo não desbota muito. Eu pinto somente a raiz 1x por mês. Porém vai um tempo até a cor realmente pegar. 
  • Não fique passando tinta sob tinta. Tinta não clareia tinta. Então cuidado na hora de aplicar a tinta caso seu cabelo já esteja com outra cor, pois irá manchar e a raiz ficará diferente. O que clareia é usar OX junto à tinta, ou a descoloração antes.
  • Na maioria dos casos é necessário descolorir ou fazer decapagem. No próximo post explico mais sobre isso.
  • Sim, eu pinto as sobrancelhas também pois acho que deixa mais natural. Acho uó quem tem o cabelo claro e a sobrancelha escura, mas vai de gosto mesmo. Uso a mesma tinta dos cabelos, porém deixo por pouco tempo (uns 10 minutos).

_MG_2601

Todos os meses pretendo fazer um novo post desse com as respostas das perguntas que vocês forem comentando! E só quero também deixar claro que eu não sou profissional e tudo que disse aqui  é baseado apenas a minha experiência. Recomendo que você encontre um bom profissional em sua cidade (para quem é de Campinas, no fim do post deixarei o contato da minha cabeleireira) e conversar direitinho com ele, afinal, cada caso é um caso e cada cabelo é um cabelo! 
Comente com suas dúvidas! ;)

CLIQUE AQUI para ler o Ruivices #2
E me siga no Instagram!

Um beijo,

_ Ass

Recomendo: Leyvis Cabelos – F: (19)9265-9838.
Ela é a responsável pela cor atual dos meus fios e atende somente sob agendamento na casa dela. Dê uma ligadinha e agende!

43 Comments Add yours

  1. Julia says:

    adorei a cor, o meu cabelo esta com tinta, tem que descolorir pra chegar? a tinta é castanho e tenho luzes loiras.

    1. bolhadasello says:

      Obrigada, Julia!

      Sobre a descoloração, vou falar mais sobre ela nos próximos posts!

      Beijinhos,
      Luiza

  2. Caroline says:

    eu morro de vontade de pintar meu cabelo ! mas tenho medo !
    o ruivo fica bom em cabelo cacheado ?

    1. bolhadasello says:

      Oi Caroline!

      O ruivo fica bonito cacheado sim. Já vi vários! Não tenha medo =)

      Beijinhos,
      Luiza

  3. Fabiana says:

    Que cores maravilhosas! Meu sonho chegar nessa cor natural assim! Sua cor tá linda !!

    Já o meu cabelo é natural castanho, mas tenho os olhos castanhos embora a pele seja clarinha … vc acha que fica bom ruiva com olho castanho ? tenho medo.

    e precisa descolorir, mesmo estando virgem o cabelo ?

    beijo!

    1. bolhadasello says:

      Obrigada, Fabiana!
      Acho que não tem nada a ver isso dos olhos claros. Fica bonito em quem tem olhos castanhos também =)
      Fica com medo não hahahaha.

      Sobre a descoloração, vou falar mais sobre ela nos próximos posts!

      Beijinhos,
      Luiza

  4. Menina atrevida says:

    Ameeeei , Muiot lindo mesmo 🙂

  5. rafaela says:

    Luiza, estou com os meus cabelos pintados de ruivo escuro, gostaria de deixar igual o seu, como faço ? O meu cabelo natural é loiro escuro !!

    beijoos

    1. bolhadasello says:

      No próximo post falarei um poquinho mais sobre como foi o processo 😉
      Na dúvida, é sempre melhor consultar um colorista.

      Beijinhos!

  6. Anonymous says:

    Não preciso nem falar que adoro seu cabelo neh?! rssr
    Ainda estou aqui, tentando criar coragem de pintar o meu…
    Parabéns pelo post, está ótimo e cheio de informações bacanas 🙂
    Bjos

    1. bolhadasello says:

      Hahaha obrigada! 🙂
      Depois farei mais um com mais dicas. Beijinhos!

  7. Linda, e ficou super natural a cor, ameeeei!

    1. bolhadasello says:

      Obrigada Nathaly 😀

  8. Olivia says:

    Quero pintar meu cabelo de ruivo com o.tom 8.34 da majirel e sou um pouco bronzeada e tenho sardas combina?a cor do meu cabelo e castanho escuro nunca pintei :).

    1. bolhadasello says:

      Combina sim! Acho lindo sardas + cabelo ruivo. Fica até mais natural, né? rs
      Eu tenho bem pouquinho, quase nem aparecem =)

      Em breve falarei mais sobre o tom.
      Beijinhos!

  9. Lu, mandei o link da postagem em um grupo de ruivas e as meninas AMARAM! O grupo chama-se “Amor Acobreado”, entra lá depois!

    1. bolhadasello says:

      Oi Rapha!
      Ai que demais! Vou entrar sim =)
      Muito obrigada!

      Beijinho!

  10. olivia says:

    Ah e eu quero pintar meu cabelo de ruivo qual tinta eu começo?qual voce mais aconselha?meu cabelo e virgem e castanho escuro.precisa descolorir?

    1. bolhadasello says:

      Oi Olivia!
      No post eu explico sobre as tintas. É só escolher a que achar que tem o melhor custo-benefício.
      No próximo post explicarei como foi meu processo pra pintar (o meu também era virgem).
      Mas de qualquer forma, é sempre melhor tirar as dúvidas com um bom colorista =)

      um beijo!

  11. Ando loiríssima e doida pra dar uma de Marina Ruy Barbosa
    (quem me dera). Seu post só atiçou mais ainda meu desejo haha
    Se eu resolver mesmo mudar pro time das acobreadas, te aviso – e agradeço.
    Beijos, beijos

    1. bolhadasello says:

      Oi Cléo! O cabelo dela é maravilhoso mesmo hahahha. Quem dera!
      Nos avise sim ❤

      Um beijo!

  12. Anonymous says:

    Olá! Seu cabelo é lindo, amei!!! O medo que eu tenho de pintar de ruivo é que a sobrancelha escura vai ficar meio estranho. Vi que você pinta a sobrancelha. Tem como você dar dicas de como faz, que tinta usa e etc? A sua fica linda! Tenho medo de fazer uma cagada rsrsrsr
    Bjinhos!!

    1. bolhadasello says:

      Oie!
      Muito obrigada =)

      Basta pintar a sobrancelha também. Se não quiser usar a mesma tinta do cabelo para não ficar pesado, use um tom de loiro médio/escuro só pra abrir o tom.

      Eu simplesmente passo a mesma tinta do cabelo, com um pincelzinho, enquanto pinto o cabelo. Mas faço isso no salão e tals.
      A diferença é que deixo somente por uns 10/15 minutinhos na sobrancelha, só pra abrir o tom.

      Beijo!!

  13. Larissa says:

    Oi maravilhosa, seu cabelo é lindo! Minha cidade fica a mais ou menos 1h de Campinas, então, meu cabelo na cor natural é castanho escuro, só que faço luzes (loiro dourado) sempre… Como posso chegar ao seu tom? Beijos.

    1. bolhadasello says:

      Obrigada, Larissa! 😉

      No próximo post vou contar um pouquinho como foi o meu processo pra chegar na cor, daí você aproveita as dicas. Vai pro ar na segunda-feira! Se quiser vir à Campinas, agende um horário com a minha cabeleireira (tel no fim do post) que ela te dará umas dicas ótimas.

      Beijão!

  14. paulakarine says:

    Ótimas dicas, excelente post! Seu cabelo é muito bonito! Beijosss 😉

  15. Finalmente eu encontrei alguém com a cor do meu cabelo e que responda as duvidas hahaha
    linda demais, amei o blog!
    Bom, preciso de ajuda com o meu cabelo e espero contar com vc!
    Vou começar falando sobre o meu cabelo rsrs
    Meu cabelo natural é loiro escuro.
    2006- Descolori ele inteiro e pintei de vermelho tipo novela Rebelde.
    2006- pintei de preto e deixei meu cabelo voltar a crescer na cor natural.
    2012- Puxei luzes por todos os lados e fiquei com ele até o começo de 2013, pois cansei de gastar 120,00 todo o mes para retocar e arrumar as luzes.
    Maio de 2013- Misturei loiro escuro com marrom(para nao manchar as pontas que estavam mais claras) para tentar tirar as luzes do meu cabelo.
    Julho de 2013- Quis ficar ruiva. Fui no salão e gastei 80,00 para ser pintado de ruivo e sai de la com um castanho avermelhado. A moça pintou de 6.7 da Red Iron.
    Atualmente estou com essa cor, ja se passaram 1 mês que eu pintei e está desbotando, esta deixando mais alaranjado, mas só aparece quando tem muita luz.
    E agora, o que vc recomenda que eu faça? Posso passar uma Majirrel 7.4 com ox.30? Pois as cabeleireiras querem que eu gaste 200,00 fazendo luzes no tom 7, para depois passar a tinta.
    (meu cabelo atualmente é o da foto/link e o tom que eu quero é semelhante ao seu)

    1. bolhadasello says:

      Oi Jéssica, tudo bom? Vamos ver se eu consigo te ajudar hahaha. Como eu disse no post, eu não sou profissional e tals, então é sempre aconselhável você encontrar um bom colorista e conversar direitinho com ele. O que vou fazer é só dar umas dicas com base nas MINHAS experiências.

      O tom 6.7 que a moça passou no seu cabelo realmente jamais atingiria o tom de ruivo natural (que é um loiro acobreado).
      6 (base) = loiro escuro. E .7 (reflexo) é de marrom. Ou seja, nada a ver. Só serviu pra escurecer o cabelo.

      Tinta não clareia tinta. Se você quer CLAREAR o cabelo, pode tentar passar a tinta 8.4, 8.34, 9.3 ou 9.43 (leia acima no post, sobre as cores. o 7 não clareia tanto o cabelo, pois é um tom de loiro médio). O meu é 8.34. E use com uma OX de 30 ou 40 volumes (é ELA que clareia), especialmente se o cabelo já tem tinta, passar outra tinta por cima não pega.

      Se ainda assim não clarear, o recomendado será fazer uma decapagem. Explico sobre ela no segundo post, deixei o link abaixo.

      Dá uma lida no post #2, onde eu conto certinho como fiz: http://zip.net/bskxWY

      Acho que ele irá solucionar suas dúvidas =)
      beijinhoss

  16. Ariane Gragnani says:

    Oi, Luiza, tudo bom?
    Também sou de Campinas, aliás, moro pertinho da Lunnallô, haha (:
    Estou nessa saga de ruivices há um tempo, porém tenho tingido na minha cabeleireira e ela mistura várias tintas pra chegar ao tom, só que cada vez fica de um jeito haha
    Já passei por todas essas etapas de pegar só na raiz, depois ficar com o cabelo com 3 cores e tal.
    Queria saber onde posso encontrar a Majirel por aqui, ou então algum site em que eu possa encontrar.

    Muito obrigada.
    Beijos (:

    1. bolhadasello says:

      Oie! Tudo sim, e ai?
      Nossa, é complicado mesmo isso viu hahaha.

      Então, a majirel eu compro na Lojas Rede, é uma loja virtual, entrega bem rapidinho e tudo bonitinho, acho confiável! 🙂

  17. Glaucia says:

    Qual marca da tinta da primeira foto que vc tá de costas? Gente.. Nunca vi uma cor mais perfeita. To bem loira e quero pintar assim! Help!!!

    1. bolhadasello says:

      Oi Glaucia, está escrito no post :p
      Beijinhos

  18. Adriana says:

    mas ficara muito ressecado????ou pontas queimadas.porque não quero cortar …..e eles são cacheados então será que mesmo assim poderei utilizar sem medo??/aguardo porque a tempos procuro por uma mistura para obter este cor e tom ,mas a ultima que consegui disbotou muito rapido e agora estou aguardando sua resposta para mexer novamente…obrigada desde já e aguardando…… :/

    1. bolhadasello says:

      Qualquer tipo de química resseca os cabelos, é extremamente importante você manter uma rotina de cuidados com ótimos cremes hidratantes, nutritivos e reconstrutores! =)

  19. Mylena Avenged says:

    Oie! muito lindo os ruivos, amei todos, eu queria saber qual é a cor 9.34. Mim exclarece isso, por favor, to louca pra mudar o visual.
    Ah! agora soou fã número 1, de cabelos ruivos :3

  20. Anonymous says:

    Olá, meu cabelo é louro escuro virgem só com mechas nas pontas. Minha cabeleleira recomendou tingir o cabelo com o 7.4 da Royal fantasie – doctor hair. Porém na paleta de cores ele não parece esse laranjinha bonito. VOcê conhece essa marca, já sabe de alguém que tingiu com ela e deu certo. E se usar o 8.4 fica melhor?

  21. Vany Ferreira says:

    Olá, meu cabelo está vermelho pimenta, é bem vermelho levemente alaranjado. Quero colocar essa cor do seu. Porém tenho medo que a raiz ( que já está natural) fique muito diferente das pontas. O que você acha? Por ele já ser vermelho eu não estou a fim de descolorir.
    Bju

Leave a Reply

