DIY: Restaurando móveis antigos!

Se tem uma coisa que eu gosto (e tenho certeza que muita gente também) é de móveis antigos restaurados, principalmente quando pintados de cores fortes e vivas. Deixam qualquer ambiente com um toque alegre e vintage. Aliás, isso pode ser assunto para um próprio post, que tal?

Existem empresas especializadas na restauração profissional desses móveis, fazendo acabamento com laca, que fica maravilhoso, e o móvel fica parecendo novinho. Porém é um material trabalho$$$o e logo o orçamento não cabe no bolso de todo mundo.  Algumas semanas atrás minha mãe comprou uma cômoda bastante antiga (e quebradinha) e a restaurou, em casa mesmo. É lógico que não ficou 100% perfeita, mas ficou linda e exatamente do jeitinho que eu queria. Quando postei a foto no meu instagram, várias meninas me perguntaram como foi feita a restauração (que não consiste apenas em pintar, aliás, se você fizer isso poderá estragar o móvel)  e para ajudar a todas  vou fazer um passo a passo básico.

Lembrando que eu não sou uma profissional da área, viu? kkkk Mas vi minha mãe restaurando (não tirei fotos do passo a passo, infelizmente) e pesquisei bastante com a ajuda do Google. Juntei tudo de útil que encontrei e aqui está!

O antes e o depois da minha cômoda:

comoda1Vá até uma loja de móveis antigos e garimpe um móvel que goste. Normalmente os preços variam dependendo do estado do móvel – tente não comprar um que esteja num estado MUITO ruim, pois será difícil restaurá-lo em casa. No caso da minha cômoda, ela custou singelos R$100,00 – afinal o estado dela não era dos melhores: todos os puxadores quebrados, duas gavetas não fechavam direito (reparem na primeira foto como a primeira gaveta estava torta) e havia vários buraquinhos e arranhões.

Tendo em mãos seu móvel, é hora de começar a restauração:

  1. Lixe bem. Use uma lixa média. É necessário lixar muito, muito mesmo. Até ficar lisinho, quase sem imperfeições. Nenhum cantinho pode ficar sem lixar, viu? E sim, essa é a parte mais chata e cansativa.
  2. Aplique Massa Para Madeira. Com uma espátula, coloque essa massa nas imperfeições que o móvel tiver (buraquinhos, arranhões). E alise bem, para não ficar marcado. Espere secar completamente.
  3. Arrume. No caso da minha cômoda, ela possuía as gavetas quebradas, então foi necessário consertar com pedacinhos de madeira por dentro dela, para apoiá-la melhor. Cada móvel terá algo para consertar.
  4. Lixe Novamente. Essa parte chata de novo? Sim! Agora lixe o móvel inteirinho novamente com uma lixa fininha. Não pode faltar nem um detalhe, viu?
  5. Selador. Com um pincel, aplique um Selador para Madeira (pode ser base água ou tiner) em todo o móvel e aguarde secar. Normalmente demora de 3 a 5 dias para secar, mas o ideal é aguardar uma semana para secar muito bem. O Selador ser para que a cobertura da tinta seja maior e mais rápida.
  6. Pinte! Mas muita atenção nesse pequeno detalhe: a tinta deve ter como base a mesma base do Selador utilizado (água ou tiner). Caso use bases diferentes, quando aplicar a tinta poderá estragar o móvel. Então cuidado! Você pode escolher a cor que quiser e o acabamento que quiser. No caso da minha cômoda, usei uma tinta da Coral Esmalte. Para o acabamento sair perfeito é necessário muita paciência. Mesmo. As camadas devem ser mais finas possíveis, sem excesso de tinta. Normalmente 2 ou 3 demãos são suficientes. 
  7. Verniz. Após a secagem completa da tinta – 4 a 7 dias – aplique uma camada fina de verniz e aguarde secar. Essa é a parte mais demorada, pois devido ao cheiro forte do verniz, é necessário aguardar algumas semanas para que o cheiro minimizar. 
  8. Finalize. No caso da minha cômoda, comprei novos puxadores com estilo retrô, parecidos com os originais, pois quis manter o padrão e os parafusei. Também revesti as gavetas.

Prontinho, ufa! Como disse, é um processo lento e muito trabalhoso, por isso é preciso muita paciência e amor. hahahah. Apesar de todo o trabalho, o resultado final é compensador. Mais algumas fotos dela abaixo – esqueci uma gaveta meio aberta e só vi na hora de editar as fotos, sorry! O que acharam?

SAM_3336

Agora já estou de olho em uma penteadeira e um criado-mudo. Aiai!

Qualquer dúvida podem perguntar nos comentários! Ficarei feliz em responder – embora não seja uma expert no assunto. Abaixo, alguns móveis restaurados para vocês se inspirarem! Se conseguir restaurar o seu, nos envie uma foto!

Penteadeira Antiga Laqueada - Ateliando (58)

Um beijo,
_ Ass

24 Comments Add yours

  1. carol says:

    ah legal!!!!!! vou tentar

    1. bolhadasello says:

      Tenta sim Carol! Depois fala o resultado pra gente!
      Beijinhos!

  2. says:

    você que mora em campinas, pode indicar lugares onde posso encontrar móveis baratos antigos? fui em um local no centro e era absurdo o preço.. absurdo mesmo hehe

    1. bolhadasello says:

      Oie! Normalmente é minha mãe que vê essas coisas rs.
      No centro realmente tem várias lojas. Tem que “caçar” algo com o preço bom. Normalmente é caro mesmo 😦 essa cômoda foi barata pois estava muito acabada, então tivemos que reformar. Temos uma cristaleira que se não me engano foi cerca de R$1.200.
      Sei que perto daquela lojinha da Ponte Preta tem uma loja de móveis restaurados, e também no Taquaral, próximo àquele restaurante “Fazendão” também =)

      Beijão!

  3. Flávia says:

    Oi, eu encontrei seu blog porque buscava sobre laquear móveis. Incrível como a pintura ficou ótima, mas não sei se tenho coragem de me arriscar, é um processo tão trabalhoso e o meu “dom” realmente não é paciência.
    De todo modo, ficou ótimo a comoda.

    1. bolhadasello says:

      Obrigada Flávia!! =)
      Realmente tem que ter paciência, é bastante trabalhoso. Mas o resultado final compensa rs =)
      Agora estou fazendo uma penteadeira, e em breve postarei o resultado aqui rs

      Beijão!

  4. Anonymous says:

    Eu adorei a cômoda, pela foto o acabamento ficou perfeito! Qual o tom de amarelo vc utilizou? Cor, código, marca… Quero fazer uma igual!!!

    1. bolhadasello says:

      Oie!! Poxa, eu não anotei e não me lembro =((((
      Mas era da SUVINIL, acabamento esmalte pra ficar brilhantinho assim.

      Beijinhos!!

  5. Ivana says:

    Pintou com pincel macio ou rolinho?

  6. Jessica says:

    Gostaria de saber qur material usou para revestir as gavetas. Obrigada

    1. bolhadasello says:

      Aqueles papéis de fazer decoupage (artesanato), depois envernizei! =)
      beijos

  7. Franck says:

    Bom dia
    Gostaria de saber se pintou estes móveis com pincel, rolinho ou compressor?
    A tinta que vc uspou para pintura foi a esmalte sintética ou a laca?
    Na sua opinião, se já usou as duas, qual a melhor?
    Onde comprou os puxadores das comodas?

    1. bolhadasello says:

      Usamos rolinho! =)
      Usei somente a esmalte. Atualmente mandei laquear a minha penteadeira (ainda irei fazer um post sobre) e o resultado fica bem melhor, porém não dá pra fazer em casa.
      Beijinhos

  8. ameiiiiiii!vou pintar a minha e depois vou mandar as fotos,estou super curiosa pra ver o resultado!,bjs

  9. Vivian says:

    A massa para madeira tem que aplicar no móvel todo ou só nas imperfeições?!
    ficou MUITO lindo, parabéns! ♥ pretendo fazer umas artes assim ainda hahahah

    1. bolhadasello says:

      Obrigada!
      Somente nas imperfeições! =)

  10. Bárbara Soares says:

    O verniz tem que ser incolor, né? E todas as tintas têm que ser para madeira e passada com rolinho?

  11. Edna Cardoso says:

    Adorei ! Seu trabalho esta perfeito.

Leave a Reply

